UMA ALTERNATIVA AOS LIXÕES IRREGULARES: O PLANO DE RECUPERAÇÃO DE ÁREA DEGRADA (PRAD) DA ÁREA DO LIXÃO DO MUNICÍPIO DE ESTRELA DO SUL-MG

Autores

  • Ana Laura Gonçalves Lomolino Universidade Federal de Uberlândia
  • Angela Maria Soares Universidade Federal de Uberlândia
  • Luiz Nishiyama

DOI:

https://doi.org/10.14393/OREG-v11-n03-2020-57919

Palavras-chave:

Estrela do Sul, Resíduos Sólidos, PRAD

Resumo

A recuperação de áreas degradadas é um importante instrumento para a melhora da qualidade de vida da sociedade e uma tentativa de reestabelecimento do equilíbrio ambiental. Quando realizado de forma responsável traz resultados em curto e longo prazo. O Brasil também vem se desenvolvendo de forma eficaz no que diz respeito à qualidade ambiental, onde um avanço importante foi a aprovação da Lei Federal 12.305, de 02 de agosto de 2010, que regulamenta o Plano Nacional de Resíduos Sólidos, proibindo a criação dos “lixões” e decretando o fechamento dos que estão em funcionamento. Visando a aplicação desta Lei Federal o município de Estrela do Sul, juntamente com outros 8 (oito) municípios integrantes do Consórcio Região de Desenvolvimento Sustentável – RIDES, assinou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) no dia 04/04/2016 com o Ministério Público Estadual. Este TAC tem como objeto a regularização da destinação final adequada dos resíduos sólidos no município, adequação do aterro às normas ambientais pertinentes, bem como a recuperação das áreas degradadas pelo lixão do municipal. Apresentando uma proposta de adequação ambiental para a área.

Biografia do Autor

  • Ana Laura Gonçalves Lomolino, Universidade Federal de Uberlândia

    Doutoranda em Geografia, mestre em Arquitetura e Urbanismo pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo - PPGGAU (Linha 1: Arquitetura e Cidade: teoria, história e conservação) da Universidade Federal de Uberlândia - UFU, membro do Laboratório de Planejamento Urbano e Regional - LAPUR IG/UFU. 

  • Angela Maria Soares, Universidade Federal de Uberlândia

    Docente do Curso de Graduação do Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia.

  • Luiz Nishiyama

    Graduação em Geologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1981), mestrado em Geotecnia pela Universidade de São Paulo (1991) e doutorado em Geotecnia pela Universidade de São Paulo (1998).

Downloads

Publicado

2021-04-29

Como Citar

UMA ALTERNATIVA AOS LIXÕES IRREGULARES: O PLANO DE RECUPERAÇÃO DE ÁREA DEGRADA (PRAD) DA ÁREA DO LIXÃO DO MUNICÍPIO DE ESTRELA DO SUL-MG. (2021). Observatorium: Revista Eletrônica De Geografia, 11(03), 34-49. https://doi.org/10.14393/OREG-v11-n03-2020-57919