Usos e não usos das tecnologias de informação e comunicação no ensino superior: o caso do curso de geografia UFU-MG / Uses and non-uses of information technology and communication technology in graduation education: one case of Geography Course Universidade Federal de Uberlândia - MG

Autores

  • Camila Peres de Oliveira GEOGRAFIA - UFU
  • Beatriz Ribeiro Soares GEOGRAFIA - UFU

Resumo

A sociedade industrial passou por uma profunda transformação no último quartel do século XXI. Todas as esferas da sociedade se modificaram, principalmente, as relações sociais. Essa nova economia é chamada de sociedade em rede (CASTELLS, 2007) ou/e sociedade da informação. Com base em tais pressupostos, o objetivo desse estudo é compreender e identificar a intensidade e os usos da internet entre os graduandos e professores de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia, enquanto elemento de representação dos fluxos de informação. Para o desenvolvimento da pesquisa foram entrevistados 50% dos estudantes e 40% dos professores. Como referencial metodológico foi utilizado o trabalho de Castells (2007) como principal indicador para a confecção das entrevistas e dos desdobramentos da pesquisa. A partir da análise dos dados foi possível perceber que 99,5% dos entrevistados utilizam a internet, e 90,7% a utilizam há mais de três anos. A maioria dos entrevistados respondeu que começaram a acessar a internet com mais intensidade na própria residência. As atividades mais realizadas entre os professores e graduandos são: enviar e receber mensagens de correio eletrônico, ler notícias e consultar bibliotecas, enciclopédias, dicionários. Por meio dos resultados da intensidade do uso da internet no curso de Geografia é possível compreender como o Brasil está inserido nessa nova economia, pois as tecnologias de comunicação e informação podem auxiliar no sentido de desenvolver o país de forma equitativa, se distribuídas por todo o país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-11-13

Como Citar

Oliveira, C. P. de, & Soares, B. R. (2018). Usos e não usos das tecnologias de informação e comunicação no ensino superior: o caso do curso de geografia UFU-MG / Uses and non-uses of information technology and communication technology in graduation education: one case of Geography Course Universidade Federal de Uberlândia - MG. Observatorium: Revista Eletrônica De Geografia, 5(13). Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/Observatorium/article/view/45699

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)