Cartografia Geomorfológica Aplicada à Bacia Hidrográfica do Ribeirão do Brejão, Município de Nova Ponte (MG): Indicativos da Evolução do Relevo e Contribuições ao Planejamento
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este trabalho consistiu na investigação das características geomorfológicas da bacia hidrográfica do Ribeirão do Brejão, no município de Nova Ponte (MG), posicionada nos Planaltos e Chapadas da borda nordeste da Bacia Sedimentar do Paraná. Parte-se do pressuposto que o uso de técnicas da cartografia geomorfológica de detalhe contribuem com informações ao planejamento territorial/ambiental e com indicativos da evolução do relevo. Os elementos geomorfológicos que compõem a bacia foram mapeados por meio de fotointerpretação no software ArcGIS que possibilitou a elaboração da carta Geomorfológica na escala 1:25.000. Ainda, foi proposto a confecção da carta de Energia do Relevo que possibilita zonear as áreas mais suscetíveis aos processos morfodinâmicos. Uma análise integrada destes documentos cartográficos permitiu uma caracterização detalhada dos elementos topográficos, assim como os tipos de vertentes e topos, a ação dos cursos d’água e o modelado antrópico, que corroboram com uma interpretação na dinâmica natural e a interferência antrópica na bacia. Em campo, identificou-se a ocorrência de feições erosivas e represamentos destinados à irrigação que possibilitaram interpretar um avanço de feições denudativas no sentido da Alta Bacia, porção com menor potencial morfogenético, porém, que apresenta elevada interferência antrópica. Ainda, evidenciaram-se rupturas topográficas que apresentam perfis de alteração com a presença de stone lines que pavimentam os basaltos da Formação Serra Geral, permitindo inferir uma condição paleoclimática associada a processos pretéritos de aplainamento.
Downloads
Métricas
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").