DIFICULDADES E POSSIBILIDADES DA CARTOGRAFIA GEOMORFOLÓGICA NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo surgiu da necessidade de se adaptar técnicas de mapeamento geomorfológico para o estudo do relevo em áreas do semiárido brasileiro que possuem carência de material cartográfico e estudos geomorfológicos de maior detalhe. Para isso, desenvolveu-se o mapeamento geomorfológico da Bacia Hidrográfica do Rio Bom Sucesso (Bahia) como forma de testar alguns métodos tradicionais de mapeamento, associando-os às técnicas de sensoriamento remoto e SIG. O mapa elaborado não seguiu a orientação de apenas uma proposta de mapeamento geomorfológico, mas foram feitas adaptações de propostas nacionais e internacionais. Não obstante, buscou-se a melhor representação das formas derivadas dos processos atuantes no ambiente quente e seco, bem como a leitura rápida do conteúdo apresentado através da disposição dos elementos no mapa e na sua legenda.
Downloads
Métricas
Detalhes do artigo
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").