Investigando concepções de educação em saúde de estudantes universitários de Ciências Biológicas relacionadas ao controle do Aedes aegypti
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2020-53289Palavras-chave:
Educação em saúde, Dengue, Formação em Ciências Biológicas, Educação Popular, Educação sanitáriaResumo
Estratégias tradicionais, baseadas em inseticidas e comportamentos individuais, não têm se mostrado suficientes no controle de doenças relacionadas ao Aedes aegypti. Reflexões da Educação Popular em Saúde que ultrapassem aspectos biomédicos e englobem fatores sociais, econômicos e políticos devem ser consideradas no controle e estar presentes na formação de profissionais da área. Neste trabalho foram investigadas as concepções de educação em saúde de alunos de Ciências Biológicas de duas universidades públicas, no início e no final da graduação, por meio de questionários sobre estratégias para controlar doenças transmitidas pelo vetor e sobre o papel do professor de Ciências/Biologia na promoção da saúde. Prevaleceram respostas incluindo a educação sanitária e a valorização de medidas de monitoramento, conscientização e prevenção contra criadouros do mosquito. Poucas respostas incluíram noções de educação popular na demanda por transformações na sociedade e a garantia de direitos como saneamento básico, meio ambiente equilibrado e serviços de saúde. Predominou a visão do professor como transmissor de conhecimentos e não como motivador de diálogos articulando a questão da dengue com os determinantes sociais da saúde. O enfoque na educação sanitária na concepção dos alunos faz refletir sobre a necessidade de maiores aprofundamentos sobre educação popular na formação de biólogos.
Downloads
Referências
ASSIS, S. S.; SCHALL, V. T.; PIMENTA, D. N. As representações visuais da dengue em livros didáticos e materiais impressos. Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde, Rio de Janeiro, v. 7, n. 3, p.1-21, set. 2013. Disponível em: https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/504/2005. Acesso em: 26 fev. 2020.
BALLESTER, L. M. et al. Experiência de grupos colaborativos para educação e saúde e prevenção em dengue. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 3., 2005, Atas [...]. Bauru: ABRAPEC, 2005. p. 1-12.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BRANDÃO, C. R. O que é educação popular. São Paulo: Brasiliense, 2006.
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Monitoramento dos casos de arboviroses urbanas transmitidas pelo Aedes (dengue, chikungunya e zika). Boletim Epidemiológico, Brasília, v. 50, n. 22, 2019. Disponível em: https://portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/2019/setembro/11/BE-arbovirose-22.pdf Acesso em: 22 fev. 2020.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Monitoramento dos casos de arboviroses urbanas transmitidas pelo Aedes (dengue, chikungunya e zika). Boletim Epidemiológico, Brasília, v. 51, n. 7, 2020. Disponível em: https://portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/2020/fevereiro/19/Boletim-epidemiologico-SVS-07.pdf . Acesso em: 22 fev. 2020
BUSS, P. M.; PELLEGRINI FILHO, A. Iniquidades em saúde no Brasil, nossa mais grave doença: comentários sobre o documento de referência e os trabalhos da Comissão Nacional sobre Determinantes Sociais da Saúde. Cadernos Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 22, n.9, p. 2.005-2.008, set. 2006. Doi: 10.1590/S0102-311X2006000900033.
FRANCO NETTO, G. et al. Vigilância em saúde brasileira: reflexões e contribuição ao debate da 1a Conferência Nacional de Vigilância em Saúde. Ciênc. saúde coletiva [online], Rio de Janeiro, v. 22, n. 10, p. 3.137-3.148, 2017. Doi: 10.1590/1413-812320172210.18092017.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
GOMES, J. P. As Escolas Promotoras de Saúde: uma via para promover a saúde e a educação para a saúde da comunidade escolar. Educação, Porto Alegre, v. 32, n. 1, p. 84-91, jan.-abr. 2009.
JARDIM, J. B.; SCHALL, V. T. Participação social no controle da dengue: a importância de uma mudança conceitual. In: VALLE, D. (org.). Dengue: teorias e práticas. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2015. p. 317-338.
MANJARRES-SUAREZ, A.; OLIVERO-VERBEL, J. Chemical control of Aedes aegypti: a historical perspective. Revista Costarricense Salud Pública, San José, v. 22, n. 1,
NESPOLI, G. Da educação sanitária à educação popular em saúde. In: BORNSTEIN, V. J. (org.). Curso de aperfeiçoamento em educação popular em saúde: textos de apoio. Rio de Janeiro: EPSJV, 2016. p. 47-51.
OLIVEIRA, R. M.; VALLA, V. V. As condições e as experiências de vida de grupos populares no Rio de Janeiro: repensando a mobilização popular no controle da dengue. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, n. 17 (Suplemento), p. 77-88, 2001. Doi: 10.1590/S0102-311X2001000700016.
OLIVEIRA, S. R.; CALEFFE, R. R. T.; CONTE, H. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental, Santa Maria, v. 21, n. 3, p. 240-247, set-dez. 2017. p. 68-75, jan.-jun. 2013. Doi: 10.5902/2236117029795.
RANGEL, M. L. Dengue: educação, comunicação e mobilização na perspectiva do controle- propostas inovadoras. Interface: Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v. 12, n. 25, p. 433-441, 2008. Doi: 10.1590/S1414-32832008000200018.
SCHALL, V. T.; ASSIS, S. S.; PIMENTA, D. N. Educação em saúde como estratégia no controle integrado da dengue: reflexões e perspectivas. In: VALLE, D. (org.). Dengue: teorias e práticas. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2015. p. 357-380.
STOTZ, E. N. Enfoques sobre educação e saúde. In: VALLA, V. V.; STOTZ, E. N. (org.). Participação popular, educação e saúde: teoria e prática. Rio de Janeiro: Relume-Dumará; 1993. p. 11-22.
VASCONCELOS, E. M. Educação popular: de uma prática alternativa a uma estratégia de gestão participativa das políticas de saúde. Physis, Rio de Janeiro, v. 14, n. 1, p. 67-83, 2004. Doi: 10.1590/S0103-73312004000100005.
ZANCUL, M. S., COSTA, S. Concepções de professores de ciências e de biologia a respeito da temática educação em saúde na escola. Experiências em Ensino de Ciências, Cuiabá, v. 7, n. 2, p. 67-75, set. 2012.
ZANCUL, M. S., GOMES, P. H. M. A formação de licenciandos em Ciências Biológicas para trabalhar temas de educação em saúde na escola. Repec, Niterói, v. 4, n.1, p.49-61, abr. 2011. Doi: 10.22409/resa2011.v4i1.a21097.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam em manter os direitos autorais e conceder à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.