A Educação Popular como estratégia de enfrentamento ao negacionismo científico na formação inicial de profissionais de saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2023-69357

Palavras-chave:

Educação Popular, Formação inicial, Extensão universitária, Pandemia da Covid-19, Negacionismo

Resumo

A educação popular é uma potência contra os negacionismos, pois possibilita retomar a capacidade de escuta, fortalecer as redes de apoio social e favorecer o diálogo. Este artigo objetiva apresentar uma pesquisa participante desenvolvida a partir de uma oficina, com estudos de caso, a qual foi aplicada em uma disciplina da Universidade Federal Fluminense (UFF) com educandos dos cursos de Biomedicina e Nutrição. As ações se basearam na educação popular em saúde e promoveram discussões acerca de como enfrentar o negacionismo científico. Os estudos de caso estão articulados a um projeto de extensão da UFF, que atua com educação popular em saúde no Morro da Providência. A pesquisa tem abordagem qualitativa e os resultados foram analisados pela análise de conteúdo de Bardin. A discussão acerca do negacionismo foi extensa, e, apesar de muitos declararem ser impossível promover o diálogo, destacaram ações pautadas na afetividade e na comunicação. Concluiu-se que as atividades abriram caminho para uma construção dialógica do conhecimento, porém, os educandos apresentaram dificuldades na promoção do diálogo, sendo essa discussão realmente desafiadora. Pretendeu-se contribuir para a formação desses profissionais, aproximando-os da educação popular, de forma a despertar uma maior consciência crítica a respeito do negacionismo científico e da importância de se ter como princípio profissional a saúde popular.

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Biografia do Autor

Mônica Marxsen de Aguiar Rocha Coutinho, Fundação Oswaldo Cruz

Mestre em Ensino em Biociências e Saúde pelo do Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz), Rio de Janeiro, Brasil; analista em Educação Profissional em Saúde no Laboratório de Educação Profissional em Atenção à Saúde (Laborat) da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz); professora de Biologia no Pré-ENEM Popular Iara Iavelberg. E-mail: monicamarxsen14@gmail.com.

Carolina Nascimento Spiegel, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Biologia Celular e Molecular pelo Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz), Rio de Janeiro, Brasil; professora titular da Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, Brasil. E-mail: carolinaspiegel@id.uff.br

Ana Paula Massadar Morel, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Antropologia Social pelo Museu Nacional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil; professora adjunta da Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, Brasil.

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Publicado

16-01-2024

Como Citar

COUTINHO, M. M. de A. R.; SPIEGEL, C. N.; MOREL, A. P. M. A Educação Popular como estratégia de enfrentamento ao negacionismo científico na formação inicial de profissionais de saúde. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 22, n. 3, p. 327–347, 2024. DOI: 10.14393/REP-2023-69357. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/69357. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

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