Diretrizes nacionais para a educação escolar quilombola

uma perspectiva de educação contra-hegemônica

Autores

  • Gisele Paula Batista Universidade Federal do Amapá
  • Moisés de Jesus Prazeres dos Santos Bezerra Universidade Federal do Amapá
  • Eugénia da Luz Silva Foster Universidade Federal do Amapá

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v17n22017-art05

Palavras-chave:

Educação Hegemônica, Educação Contra-hegemônica, Educação Quilombola

Resumo

Este artigo faz abordagens acerca da Resolução nº 8, de 20 de novembro de 2012, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola na Educação Básica. Por meio de uma revisão bibliográfica nas literaturas trabalhadas pela disciplina Pensamento Educacional Brasileiro, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Amapá, o texto se propõe a analisar essas Diretrizes em uma perspectiva contra-hegemônica de educação, por meio de um currículo diferenciado em que os sujeitos historicamente excluídos insurgem-se, reivindicando por direitos, reconhecimento e fortalecimento de saberes, valores e cultura.

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Biografia do Autor

Gisele Paula Batista, Universidade Federal do Amapá

Mestranda em Educação na Universidade Federal do Amapá.

Moisés de Jesus Prazeres dos Santos Bezerra, Universidade Federal do Amapá

Mestrando em Educação na Universidade Federal do Amapá.

Eugénia da Luz Silva Foster, Universidade Federal do Amapá

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, Brasil; professora associada IV da Universidade Federal do Amapá.

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Publicado

03-10-2018

Como Citar

BATISTA, G. P.; BEZERRA, M. de J. P. dos S.; FOSTER, E. da L. S. . Diretrizes nacionais para a educação escolar quilombola: uma perspectiva de educação contra-hegemônica. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 17, n. 2, p. 68–79, 2018. DOI: 10.14393/rep-v17n22017-art05. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/41021. Acesso em: 2 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais