O ensino de literatura no Brasil: desafios a superar em busca de práticas mais eficientes

Autores

  • André Luis Machado Galvão Universidade do Minho
  • António Carvalho da Silva CIED / Universidade do Minho

DOI:

https://doi.org/10.14393/LL63-v33n2a2017-9

Palavras-chave:

Ensino, Literatura, Desafios

Resumo

O ensino de literatura no Brasil tem enfrentado dificuldades para ocorrer de forma mais eficiente, com vistas não só a alcançar os objetivos do currículo escolar, mas principalmente para formar leitores e difundir o gosto pela leitura. Nesse sentido, este trabalho apresenta e discute alguns desafios mais importantes e frequentes no contexto brasileiro do ensino de literatura, relativos à formação docente, aos equívocos na prática pedagógica, à centralidade do estudante no processo de leitura e à seleção de textos literários, com o escopo de apontar possíveis caminhos para um ensino de literatura que alcance seus objetivos de maneira mais profícua.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Luis Machado Galvão, Universidade do Minho

Licenciado em Letras Vernáculas - UESB

Bacharel em Direito - UCSal

Mestre em Literatura e Diversidade Cultural - UEFS

Doutorado em Ciências da Educação - Universidade do Minho / Portugal

António Carvalho da Silva, CIED / Universidade do Minho

Membro do CIED / Uminho.

Downloads

Publicado

2017-11-08

Como Citar

MACHADO GALVÃO, A. L.; CARVALHO DA SILVA, A. O ensino de literatura no Brasil: desafios a superar em busca de práticas mais eficientes. Letras & Letras, Uberlândia, v. 33, n. 2, p. 209–228, 2017. DOI: 10.14393/LL63-v33n2a2017-9. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/38630. Acesso em: 20 nov. 2024.