Constelações de uma práxis pedagógica: o sensível, a linguagem, as infâncias e a memória (presenças de Walter Benjamin) na formação docente

Conteúdo do artigo principal

Dilson Miklos

Resumo

Linguagem, arte, infância e memória são alguns dos conceitos que o ensaio apresenta a partir do olhar de Walter Benjamin que nos acompanha na escrita a fim de extrair enunciados de um contexto voltado à formação de professores. Nesse percurso são apresentados dois conceitos que emergem da pesquisa docente, a saber: práxis poética e narrativimagem. O campo do sensível é o lócus onde aflora esse conjunto de saberes que se comunica poeticamente e que objetiva refletir sobre o currículo e práticas pedagógicas outras. Ainda, há o esforço, na companhia do  filósofo  berlinense, de compreender o processo da formação a partir de uma perspectiva menos totalizante e definitiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Miklos, D. . (2020). Constelações de uma práxis pedagógica: o sensível, a linguagem, as infâncias e a memória (presenças de Walter Benjamin) na formação docente. Ensino Em Re-Vista, 27(1), 228–252. https://doi.org/10.14393/ER-v27n1a2020-10
Seção
Dossiê O caminho se faz caminhando: formação docente no fazer e refazer

Referências

ALVES, N. A narrativa como método na história do cotidiano escolar. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 1., 2000, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: Editora da UERJ, 2000. p. 1-10.

BARTHES, Roland. A Câmara Clara. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2015.

BENJAMIN, Walter. Obras Escolhidas. Trad. S.P. Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1994, v.1.

______. Obras Escolhidas. Trad. R. Rodrigues Torres Filho e J.C. Martins Barbosa. São Paulo: Brasiliense, 1995, v.2.

______. Escritos sobre Mito e Linguagem. Trad. Susana Kampff Lages e Ernani Chaves. São Paulo: Editora 34, 2013.

______. Passagens. São Paulo: Editora UFMG, 2006.

BURGER. Peter. Teoria da Vanguarda. São Paulo: Cosac & Naify, 2008.

LARROSA Jorge. Nota sobre a experiência e o saber da experiência. Leituras SME Campinas SP. Julho 2001. RPD – Revista Profissão Docente, Uberaba, v.11, n. 24, p. 53-67 , jul/dez. 2011.

ROCHLITZ, Rainer. O Desencantamento da Arte: a filosofia da arte. Trad. Maria Elena Ortiz Assumpção. São Paulo: EDUSC, 2003.

SONTAG, Susan. Sobre a fotografia. Trad.Rubens Figueiredo. São Paulo: Companhia das letras, 2004.

STRECK, D. R; REDIN, E; ZITKOSKI, J. J. (org). Dicionário Paulo Freire. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2018.