Reforma do Ensino Médio no Brasil e crise mundial da educação: uma análise reflexiva da flexibilização das humanidades na educação básica
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente artigo discute a reforma do ensino médio no Brasil (lei 13.415/2017) tendo por escopo apontar suas limitações na medida em que negligencia aspectos básicos para a formação humana, integral e democrática ao assumir um viés mercantilista e tecnicista. Para isso, nos baseamos nas reflexões de Martha Nussbaum, que aponta os riscos que os países estão correndo ao priorizar apenas aspectos lucrativos na educação dos cidadãos. Nosso estudo busca responder satisfatoriamente a seguinte pergunta: em que medida o novo ensino médio representa uma guinada para um viés mercantilista da educação? Amparados em pesquisa bibliográfica e documental, de caráter analítico-hermenêutico, temos como hipótese de que o “novo ensino médio”, ao relativizar as artes e as humanidades, entre elas a filosofia, fragiliza o processo de formação integral do sujeito.
Downloads
Detalhes do artigo
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Ensino em Re-Vista, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Referências
CUNHA, Luiz Antônio. Ensino médio: atalho para o passado. Educação e Sociedade, Campinas, v. 38, n. 139, p. 373-384, Abr.-Jun. de 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v38n139/1678-4626-es-38-139-00373.pdf. Acesso em Out. de 2017.
DALBOSCO, Cláudio Almir. Kant & a Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.
______. Educação Superior e os Desafios da Formação para a Cidadania Democrática. Avaliação, Campinas; Sorocaba, v. 20, n. 1, p. 123-142, mar. de 2015.
FLICKINGER, Hans-Georg. A Dinâmica do Conceito de Formação (Bildung) na atualidade. In: Sobre Filosofia e Educação: racionalidade, diversidade e formação pedagógica. Passo Fundo: Universidade de Passo Fundo, 2009. p. 64-79.
FRIGOTTO, G; MOTTA, V. C. (2017). O por quê da urgência da reforma do ensino médio? Medida provisória nº 746/2016 (lei nº 13415/2017). Educação & sociedade. Campinas, v. 38, nº. 139, p. 355-372, abr-jun, 2017.
MOURA, Dante Henrique; LIMA FILHO, Domingos Leite. A reforma do ensino médio: Regressão de direitos sociais. Retratos da Escola, v. 11, n. 20, p. 109-129, 2017.
NUSSBAUM, Martha C. Educação e Justiça Social. Trad. Graça Lami. Portugal: Edições Pedago, 2014.
______. El cultivo de la humanidad. Trad. Juana Pailaya. Barcelona: Ediciones Paidós Ibérica, 2005.
______. Sem fins lucrativos: por que a democracia precisa das humanidades. Trad. Fernando Santos. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2015.