Base Nacional Comum Curricular: um olhar para Estatística e Probabilidade nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Conteúdo do artigo principal

Sandra Gonçalves Vilas Bôas
Keli Cristina Conti

Resumo

No Brasil, desde a publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais, os conteúdos de Estatística e Probabilidade fazem parte dos currículos e foram reafirmados na Base Nacional Comum Curricular. Neste artigo, apresentamos um breve percurso histórico sobre a questão curricular de inserção dessa temática no currículo brasileiro. Apresentamos o lugar da Educação Estatística nesse contexto, discutimos a Unidade Temática Probabilidade e Estatística, bem como seus objetos de conhecimento para os anos iniciais do Ensino Fundamental (1.º ao 5.º ano), apresentando alguns caminhos que permitam colocar a BNCC em "ação" por meio de situações que exemplificam as questões.


 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Vilas Bôas, S. G., & Conti, K. C. (2018). Base Nacional Comum Curricular: um olhar para Estatística e Probabilidade nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental . Ensino Em Re-Vista, 25(4), 984–1003. https://doi.org/10.14393/ER-v25n3e2018-8
Seção
DOSSIÊ

Referências

BATANERO, Carmen; GODINO, Juan Diaz. Estocástica y su Didáctica para Maestros. Matemáticas y su Didáctica para Maestros—Manual para el Estudiante Proyecto Edumat-Maestros —Universidade de Granada, Granada, fev. 2002. Disponível em <https://www.ugr.es/~jgodino/edumat-maestros/manual/6_Estocastica.pdf>. Acesso em: 15 jul. 2018.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988.

______. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de educação fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais:matemática. Brasília: MEC/SEF, 1997.

______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral -DICEI. Coordenação Geral do Ensino Fundamental -COEF. Elementos conceituais e metodológicos para definição dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento do ciclo de alfabetização (1º, 2º e 3º anos) do ensino fundamental. Brasília: MEC, 2012.

Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: Educação Estatística / Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Brasília: MEC, SEB, 2014.

______. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017.

______. LEI n.o 9304. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Capitulo II, Seção V. Brasília, 1996. Disponível: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm>.Acesso em: 02 ago. 2018.

CAMPOS, Sandra G.V.B.Sentido de número e estatística: uma investigação com crianças do 1º ano do ciclo de alfabetização.2017. 152 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) -Universidade Estadual Paulista “Julio Mesquita Filho”, Rio Claro, 2017.

CAZORLA, Irene; UTSUMI, Mirian C. Reflexões sobre o ensino de Estatística na Educação Básica. In: CAZORLA, Irene; SANTANA, Eurinalva. (Org.).Do tratamento da informação ao letramento estatístico.Itabuna: Via Litterarum, 2010. p. 09-21.

CAZORLA, Irene et al(Orgs.). Estatística para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental[livro eletrônico]. Brasília: Sociedade Brasileira de Educação Matemática -SBEM, 2017.

CONTI, Keli C. Desenvolvimento profissional de professores em contextos colaborativos em práticas de letramento estatístico. Tese (Doutorado em Educação) –Universidade Estadual de Campinas, Unicamp, Campinas,2015. 301f.

LOPES, Celi. A.E. O conhecimento profissional dos professores e suas relações com estatística e Probabilidade na Educação. 2003. 281 f. Tese (Doutorado em Educação) -Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2003.

______, Celi A. E. Os desafios para Educação Estatística no currículo de Matemática. In: LOPES, Celi E.; COUTINHO, Cileda Q. S.; ALMOULOUD, Saddo A. Estudos e reflexões em Educação Estatística. Campinas: Mercado de Letras, 2010.

LOPES, Celi A. E. e MENDONÇA, Luzinete O. Trillhas investigativas em educação estatística narrada por professores que ensinam matemática. In:LOPES, Celi A. E. e MENDONÇA, Luzinete. Uma mirada sobre o provável. Campinas: Mercado de Letras, 2017.

LUVISON, Cidineia C.; SANTOS, Cleane A. “Nunca vai cair o número1 porque não tem o 0 no dado”: jogo, linguagem e resolução de problemas possibilitando a aprendizagem matemática. In: NACARATO, Adair M.; GRANDO, Regina C. (Orgs). Estatística e Probabilidade na Educação Básica: Professores Narrando suas Experiências. 1. ed Campinas: Mercado de Letras, 2013, p. 77-90.

PEREIRA, Eduardo L.; CONTI, Keli C.; CARVALHO, Dione L. Comemorando aniversários e trabalhando com Estatística no 3º. ano do Ensino Fundamental. In: COUTINHO, Cileda Q. S. (Org.) Discussões sobre o ensino ea aprendizagem da Probabilidade e da Estatística na Escola Básica.Campinas: Mercado de Letras, 2013.

SANTOS, Jaqueline A. F. L. As diferentes concepções e interpretações probabilísticas de alunos do ensino fundamental: Analisando tarefas de Estocástica. In: COUTINHO, Cileda Q. S. (Org.) Discussões sobre o ensino e a aprendizagem da Probabilidade e da Estatística na Escola Básica.Campinas: Mercado de Letras, 2013.

SOUZA, Antonio Carlos; LOPES, Celi E.; OLIVEIRA, Débora. A análise exploratória de dados na infância: uma conexão entre a Educação Estatística e a Literatura Infantil. In: COUTINHO, Cileda Q. S. (Org.) Discussões sobre o ensino e a aprendizagem da Probabilidade e da Estatística na Escola Básica.Campinas: Mercado de Letras, 2013.

UBERLÂNDIA. Secretaria Municipal de Educação. Diretrizes Curriculares Municipais.Uberlândia, 2011.

WODEWOTZKI, Maria. Lucia L.; JACOBINI, Otávio R. O ensino de Estatística no contexto da educação Matemática. In: BICUDO, Maria A. V.; BORBA, Marcelo C. Educação Matemática: pesquisa em movimento.São Paulo: Cortez, 2009, p. 232-249.