USO DE SOFTWARES LIVRES DE SIG COMO UMA FERRAMENTA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: MAPEAMENTO DE ÁREAS DE RISCO
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG155124594Palavras-chave:
Sistemas de Informações Geográficas (SIG), Software livre, Ensino de Geografia, Mapa temático.Resumo
Esta pesquisa realizou um estudo sobre a viabilidade da utilização de um software livre de Sistemas de Informações Geográficas (SIG) pelo professor de Geografia. Mapas temáticos podem ser criados a partir de tais programas e facilitar o ensino em sala. Foram levantados dados para a construção de um mapa temático sobre deslizamento de terra, que fez parte de um dos projetos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) de Geografia na Escola Municipal Ministro Edmundo Lins, em Viçosa-MG. O programa escolhido foi o "TerraView", criado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Esse software foi estudado para a aquisição de informações sobre o mesmo e posterior manipulação do programa. O mapa temático apresentado aos educandos na sala despertou a atenção dos alunos, principalmente pelo espaço representado (parte da cidade de Viçosa-MG) fazer parte da vivência cotidiana do aluno e se mostrar como uma novidade diante deles. Porém, ficou evidente que o software apresenta problemas que devem ser sanados e não é tão simples de ser manuseado, como aponta alguns trabalhos. As tecnologias não substituem o professor, mas pode auxiliá-lo em aula. Assim, é necessário que esses educadores sejam capacitados e qualificados para manipular tais programas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Filipe Silveira Trindade, André Luiz Lopes de Faria, Elpídio Inácio Fernandes Filho, Luis Marcelo Tavares de Carvalho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.