A ORGANIZAÇÃO ESPACIAL DA MICRORREGIÃO GEOGRÁFICA DA CAMPANHA MERIDIONAL/RS: NOVAS CADEIAS PRODUTIVAS NA DINAMIZAÇÃO DO ESPAÇO RURAL
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG144822838Palavras-chave:
Espaço rural, Novos atores econômicos, Desenvolvimento regionalResumo
As transformações socioeconômicas que vêm ocorrendo no espaço rural são oriundas da dinamização através de novos atores econômicos que reestruturam a organização espacial. Nesse sentido, esta investigação tem como preocupação central analisar a organização espacial mediante a inserção gradual de novos atores econômicos, os quais modificam gradativamente a Microrregião Geográfica da Campanha Meridional (MRG 031), que tem sua gênese baseada na pecuária bovina. Metodologicamente, o artigo foi estruturado nas seguintes fases: revisão bibliográfica, coleta de dados em fontes primárias (secretarias de agricultura), secundárias (dados estatísticos do SIDRA/IBGE) e, por fim, o trabalho direcionou-se para a análise e interpretação dos resultados. Através da realização desta pesquisa, percebe-se que a economia da MRG 031 permanece vinculada à atividade agropecuária, mas tem se dinamizado através da inserção de novas cadeias produtivas (fruticultura e silvicultura) que surgem como alternativas, juntamente com a pecuária, o arroz e a soja, que buscam inserir tecnologias de produção, o que, consequentemente, possibilita o desenvolvimento das unidades territoriais, já que agrega capital e força de trabalho no recorte espacial em estudo.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Ana Luiza Pinto Alves, Meri Lourdes Bezzi
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.