DA PAISAGEM À PAISAGEM-LUGAR: ESTRATÉGIAS DE SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL EM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DO ESTUDO DO PARQUE DOS MANGABEIRAS - BELO HORIZONTE

Autores

  • Matusalém de Brito Duarte Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
  • Flávia Machado da Cruz Pinheiro Barbosa Professora da Rede SESI-MG; Mestre e graduada em Geografia pela PUC-MG; Especialista em Geoprocessamento;
  • Andressa Virgínia de Faria Mestranda da PUC-MG;
  • Bárbara Regina Batista Soares Graduanda em Geografia pela UFMG.
  • Júlia Mattioli Rolim Estudante do curso técnico de Meio Ambiente do CEFET-MG.

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG134317444

Palavras-chave:

Parques urbanos, educação ambiental, estudo do meio.

Resumo

Este artigo é o resultado de uma pesquisa teórico-empírica de iniciação científica ocorrida entre novembro de 2010 e julho de 2011 no CEFET-MG. O objetivo geral desse trabalho foi construir um roteiro guiado de sensibilização ambiental, do Parque das Mangabeiras, localizado no município de Belo Horizonte, para ser aplicado e avaliado em alunos do Ensino Fundamental II. O parque foi escolhido por ser a maior área de conservação ambiental do município de Belo Horizonte que permite visitação, possibilitando uma análise da paisagem e sua relação com a cidade. Para a construção do roteiro foi realizado levantamento bibliográfico, leituras orientadas acerca das categorias espaciais paisagem, lugar e paisagem-lugar e visitas in loco. A partir de todo este procedimento de pesquisa e análise dos resultados, apresentamos neste artigo, uma discussão teórica sobre as categorias paisagem e paisagem-lugar e sua contribuição para projetos educacionais de sensibilização ambiental. Em seguida, apresentamos os principais dados sobre o parque e os procedimentos de aplicação, análise e avaliação do projeto, com o intuito de contribuir para reflexões sobre o ensino de geografia e para a educação ambiental.

Biografia do Autor

  • Matusalém de Brito Duarte, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
    Professor e pesquisador do Departamento de Geografia e História do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas gerais. Doutorando em Psicologia pela PUC-MG; Mestre e graduado em Geografia pela UFMG; Atua no Ensino Médio e na graduação em Engenharia Ambiental.
  • Flávia Machado da Cruz Pinheiro Barbosa, Professora da Rede SESI-MG; Mestre e graduada em Geografia pela PUC-MG; Especialista em Geoprocessamento;
    Atualmente é professora do Ensino Fundamental da Rede SESI-MG.
  • Andressa Virgínia de Faria, Mestranda da PUC-MG;

    Mestranda em Geografia pela PUC-MG.

  • Bárbara Regina Batista Soares, Graduanda em Geografia pela UFMG.
    Técnica em Meio Ambiente pelo CEFET-MG e graduanda em Geografia pela UFMG.
  • Júlia Mattioli Rolim, Estudante do curso técnico de Meio Ambiente do CEFET-MG.
    Estudante do curso técnico de Meio Ambiente do CEFET-MG.

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Publicado

15-09-2012

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

DA PAISAGEM À PAISAGEM-LUGAR: ESTRATÉGIAS DE SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL EM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DO ESTUDO DO PARQUE DOS MANGABEIRAS - BELO HORIZONTE. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 13, n. 43, p. 144–159, 2012. DOI: 10.14393/RCG134317444. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/17444. Acesso em: 8 mar. 2025.