DIAGNÓSTICO SOCIOECONÔMICO E AMBIENTAL COMO FERRAMENTA DE PLANEJAMENTO PARA A AGRICULTURA FAMILIAR. ESTUDO DE CASO: SUB-BACIA DO RIO DAS PEDRAS, ITATINGA-SP.

Autores

  • Rodrigo José Pisani UNESP/Rio Claro
  • Sérgio Gonçalves UFU/Pontal
  • Maria Cristina Perusi UNESP/Ourinhos
  • Sérgio Campos UNESP/Botucatu

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG124016481

Palavras-chave:

Manejo de bacias hidrográficas, Diagnóstico Ambiental e Sócio Econômico, Agricultura Familiar

Resumo

O objetivo deste trabalho foi elaborar o diagnóstico socioeconômico e ambiental na sub-bacia do Rio das Pedras, município de Itatinga-SP, a partir do método de Rocha (1997). Para tanto, foram aplicados questionários com perguntas fechadas com nove famílias de produtores rurais da área de estudo. As etapas do questionário levaram em consideração as variáveis; 1 - demográfica; 2 - habitacional; 3 - alimentação; 4 - participação em associação (associação rural), salubridade rural, animais de trabalho e produção; 5 - a quem vende a produção agrícola e, por último, as variáveis ambientais (presença de pontos de poluição na sub-bacia estudada). Chegou-se aos seguintes resultados pelo método da função linear: 52,2 % de deterioração para o diagnóstico socioeconômico e 38,5 % de deterioração para o diagnóstico ambiental. De acordo com o método utilizado, a tolerância de porcentagem para os diagnósticos abordados é de no máximo 20 %. Nessas condições, identifica-se o quão urgentes e necessárias são as intervenções por parte do poder público, notadamente da Casa da Agricultura de Itatinga-SP para reverter o quadro de depauperamento socioeconômico e ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo José Pisani, UNESP/Rio Claro

"Graduado em Geografia pela UNESP - Faculdade de Ciências e Tecnologia, campus de Presidente Prudente. Possui mestrado em Agronomia (Energia na Agricultura) na mesma instituição pela Faculdade de Ciências Agronômicas campus de Botucatu. Atualmente está cursando Doutorado no programa de Pós Graduação em Geociências e Meio Ambiente pelo IGCE/UNESP campus de Rio Claro, atuando principalmente nos seguintes temas: Geoprocessamento, Diagnóstico Físico Conservacionista, Sensoriamento Remoto com ênfase em métodos de Classificação de imagens para uso e cobertura da terra e Conservação dos Recursos Hídricos"

Downloads

Publicado

31-12-2011

Como Citar

PISANI, R. J.; GONÇALVES, S.; PERUSI, M. C.; CAMPOS, S. DIAGNÓSTICO SOCIOECONÔMICO E AMBIENTAL COMO FERRAMENTA DE PLANEJAMENTO PARA A AGRICULTURA FAMILIAR. ESTUDO DE CASO: SUB-BACIA DO RIO DAS PEDRAS, ITATINGA-SP. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 12, n. 40, p. 70–79, 2011. DOI: 10.14393/RCG124016481. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16481. Acesso em: 24 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos