ESTUDO DA DINÂMICA DE MACROALGAS EM FLUTUANTES DE DUAS COMUNIDADES RIBEIRINHAS NA BACIA DO TARUMÃ-MIRIM (ÁREA RURAL DE MANAUS/AM) POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Domitila Pascoaloto Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA
  • Terezinha de Jesus Gonçalves Bolsista FAPEAM
  • Maria do Socorro Rocha da Silva Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia
  • Vanessa Karem Carvalho Lins Bolsista FAPEAM
  • Mário Andrei de Oliveira Conrado Bolsista FAPEAM
  • Maria da Conceição Negrão Alves Bolsista FAPEAM

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG113315877

Palavras-chave:

Ecologia Aquática, Educação Ambiental, Bacia Hidrografia, Algas, Amazônia Central

Resumo

O presente estudo faz parte de um projeto voltado para Educação ambiental na bacia do Tarumã-Mirim. Em abril/2008 seis alunos do ensino fundamental acompanharam, por quinze dias, a presença de macroalgas em três flutuantes da comunidade Nossa Senhora de Fátima, a flutuação do nível do igarapé nesses flutuantes e a distância entre a sede da comunidade o porto principal. Também foi feito o levantamento das macroalgas na comunidade Nossa Senhora do Livramento. Macroalgas estiveram presentes em todos os locais, em ambas as comunidades. A distância entre a sede da comunidade e o flutuante principal variou 1,4 metros; a variação do nível de água no igarapé foi de 0,33 a 0,92 metros. As características químicas da água foram semelhantes (ácidas e pouco mineralizadas). Os alunos verificaram que a presença das macroalgas esteve mais relacionada com as características físicas dos locais (substrato estável e incidência de luz solar).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Domitila Pascoaloto, Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA

Pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), possui formação em Ciências Biológicas (USP), com doutorado na área de concentração de Biologia de água Doce e Pesca Interior (UFAM/INPA). Possui experiência em ecologia de macroalgas de águas continentais e ministra palestras sobre recursos hídricos da Amazônia. Orienta alunos em Manaus (Amazonas) e em Oriximiná (Pará) nas linhas de Limnologia e Educação Ambiental voltada para os recursos hídricos.

Terezinha de Jesus Gonçalves, Bolsista FAPEAM

Professora do ensino fundamental da rede municipal de ensino (SEMED) do município de Manaus, possui graduação em Farmácia com especialização em análises clínicas.

Maria do Socorro Rocha da Silva, Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia

Pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), possui formação em Química (UFAM), com mestrado na área de concentração de Geologia Ambiental (UFPA). Possui experiência química analítica de água e ministra palestras sobre recursos hídricos da Amazônia. Orienta alunos em Manaus (Amazonas) na linha de Hidroquímica (águas de superfície e águas subterrâneas).

Vanessa Karem Carvalho Lins, Bolsista FAPEAM

Graduanda em Química (UFAM), foi bolsista de iniciação científica júnior e de Apoio Técnico no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, desenvolvendo projetos na área de recursos hídricos.

Mário Andrei de Oliveira Conrado, Bolsista FAPEAM

Graduando em Ciências Biológicas (ESBAM), é bolsista de iniciação científica no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, desenvolvendo projetos na área de recursos hídricos.

Maria da Conceição Negrão Alves, Bolsista FAPEAM

Técnica em patologia clínica (Instituto de Medicina Tropical), é bolsista de apoio técnico no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, desenvolvendo projetos na área de recursos hídricos.

Downloads

Publicado

22-03-2010

Como Citar

PASCOALOTO, D.; GONÇALVES, T. de J.; SILVA, M. do S. R. da; LINS, V. K. C.; CONRADO, M. A. de O.; ALVES, M. da C. N. ESTUDO DA DINÂMICA DE MACROALGAS EM FLUTUANTES DE DUAS COMUNIDADES RIBEIRINHAS NA BACIA DO TARUMÃ-MIRIM (ÁREA RURAL DE MANAUS/AM) POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 11, n. 33, p. 66–75, 2010. DOI: 10.14393/RCG113315877. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/15877. Acesso em: 5 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos