AVALIAÇÃO DOS EFEITOS ADVERSOS DO Syzygium cumini NO SISTEMA NERVOSO CENTRAL E TRATO GASTRINTESTINAL DE RATOS NORMAIS E DIABÉTICOS

Authors

  • Deila Rosély Carneiro Schossler Departamento de Morfologia.UFSM.Santa Maria, RS
  • Cínthia Melazzo Mazzanti Curso de Bioquímica. UFRGS.
  • Aron Ferreira da Silveira Departamento de Morfologia.UFSM
  • Sônia Cristina Almeida da Luz Departamento de Morfologia. UFSM
  • Danívia Prestes programa de pós-graduação em Medicina Veterinária. UFSM
  • Andreane Filappi programa de pós-graduação em Medicina Veterinária. UFSM
  • Maria Rosa Chitolina Schetinger Departamento de Química. UFSM
  • Marcelo Cecim DepartamentoClínica Grande Animais. UFSM

Keywords:

Syzygium cumini, diabetes, sistema nervoso central, trato gastristestinal.

Abstract

O Syzygium cumini, conhecido popularmente como Jambolão é uma planta amplamente utilizada no tratamento da diabetes melito insulino dependente (DMID). Este estudo verificou a ação do Syzygium cumini no sistema nervoso central e gastrintestinal de ratos normais e diabéticos induzidos com aloxano. Os animais foram divididos em grupo controle (C), controle tratado (CT), diabético controle (DC) e diabético tratado (DT). Foi realizada a administração oral por gavagem do extrato aquoso da casca de Syzygium cumini, na dose de 1g/kg de peso vivo. Após um período de trinta dias, os animais foram submetidos à eutanásia e o sistema nervoso central (SNC) e trato gastrintestinal foram retirados, avaliados macroscopica e microscopicamente. A atividade da acetilcolinesterase (AChE) foi analisada nas seguintes estruturas cerebrais: cerebelo, córtex cerebral, estriato, e hipocampo. Não houve diferença histológica no sistema digestório entre os animais do grupo C e CT e entre DC e DT. Apesar de não haver alteração histológica no encéfalo de nenhum animal, foi observado uma inibição na atividade da acetilcolinesterase no cerebelo e córtex cerebral de ratos do grupo DT (p < 0,05), comparado com o CT. No estriato houve um aumento significativo na atividade da AChE nos ratos do grupo CT (p < 0,01) comparado com o C, e no hipocampo não foi encontrado nenhuma variação significativa. Esses resultados indicam que o Syzygium cumini demonstrou ser seguro para utilização por via oral, porém possivelmente intensifica alterações na funcionalidade do SNC em ratos diabéticos.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2007-12-10

How to Cite

Carneiro Schossler, Deila Rosély, Cínthia Melazzo Mazzanti, Aron Ferreira da Silveira, Sônia Cristina Almeida da Luz, Danívia Prestes, Andreane Filappi, Maria Rosa Chitolina Schetinger, and Marcelo Cecim. 2007. “AVALIAÇÃO DOS EFEITOS ADVERSOS DO Syzygium Cumini NO SISTEMA NERVOSO CENTRAL E TRATO GASTRINTESTINAL DE RATOS NORMAIS E DIABÉTICOS”. Veterinária Notícias 11 (1). Uberlândia, Brazil. https://seer.ufu.br/index.php/vetnot/article/view/18635.

Issue

Section

Articles