Conhecimento tradicional dos pescadores sobre o comportamento reprodutivo dos peixes em um lago de inundação no Oeste do Pará, Brasil
PDF-pt
PDF-en (Inglês)

Palavras-chave

Lago Maicá. Pescadores artesanais. Etnoictiologia. Reprodução dos peixes

Como Citar

SERRÃO, Elizabete de Matos; BRAGA, Tony Marcos Porto; CÔELHO, Yana Karine Silva; CAMPOS, Diego Patrick Fróes; SANTOS, Anderson Araújo; IMBIRIBA, Luan Campos; ZACARDI, Diego Maia. Conhecimento tradicional dos pescadores sobre o comportamento reprodutivo dos peixes em um lago de inundação no Oeste do Pará, Brasil. Sociedade & Natureza, [S. l.], v. 31, 2019. DOI: 10.14393/SN-v31-2019-45133. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/45133. Acesso em: 28 dez. 2025.

Resumo

O conhecimento tradicional refere-se ao conhecimento acumulado de práticas, experiências e crenças de grupos ou indivíduos sobre seu ambiente natural. No presente trabalho foi analisado o conhecimento tradicional que os pescadores possuem sobre o comportamento reprodutivo de dez principais espécies de peixes capturadas na região do Maicá, Santarém-Pará. Foram entrevistados 88 pescadores que possuíam dez ou mais anos de experiência de pesca na região, utilizando para isso formulários padronizados e semiestruturados, entre os meses de março e dezembro de 2017. O conhecimento dos pescadores da região do Maicá se mostrou consistente, detalhado e condizente com a literatura científica. Informações descritas e para as quais não foram encontradas referenciais teóricos ou que diferiram da literatura científica, podem gerar hipóteses para futuros estudos científicos locais. Com isso é aconselhável que os gestores dos recursos pesqueiros reconheçam e levem em consideração o Conhecimento tradicional desses pescadores e o incorporem em estudos futuros que possam contribuir na elaboração do plano de manejo e na gestão pesqueira da APA-Maicá após sua regulamentação.

PDF-pt
PDF-en (Inglês)

Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são licenciados sob Creative Commons Attribution (BY), que permite o uso irrestrito, distribuição e reprodução em qualquer meio, desde que o trabalho original seja devidamente citado.

 
 

##plugins.themes.healthSciences.displayStats.downloads##

##plugins.themes.healthSciences.displayStats.noStats##