A Ferrovia Norte-Sul e a economia regional do centro-norte do Brasil
PDF

Palavras-chave

Rede de transporte
Ferrovia Norte-Sul
Economia regional

Como Citar

CASTILHO, D.; ARRAIS, T. A. A Ferrovia Norte-Sul e a economia regional do centro-norte do Brasil . Sociedade & Natureza, [S. l.], v. 29, n. 2, p. 209–228, 2017. DOI: 10.14393/SN-v29n2-2017-2. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/39027. Acesso em: 22 nov. 2024.

Resumo

Diferente das ferrovias brasileiras na primeira metade do século XX, período em que os trilhos mantinham forte interação com os lugares servidos por suas estações, atualmente as interações são mais específicas e restritas às grandes empresas e ao mercado internacional. É nesse contexto de refuncionalização dos trilhos que a Ferrovia Norte-Sul (FNS) foi construída entre os estados do Maranhão e de Goiás. Analisar o processo de formação dessa ferrovia, seus efeitos na economia regional do centro-norte brasileiro e as conexões com o mercado internacional é o objetivo central deste estudo. Os procedimentos metodológicos basearam-se em pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, mapeamento e realização de trabalho de campo com duração de dez dias nos estados de Goiás, Tocantins e Maranhão. A espacialização da ferrovia e a análise de seus usos revelam a sua importância logística e evidenciam o seu caráter estratégico no contexto nacional. Palavras-chave: rede de transporte, Ferrovia Norte-Sul, economia regional.

https://doi.org/10.14393/SN-v29n2-2017-2
PDF

Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são licenciados sob Creative Commons Attribution (BY), que permite o uso irrestrito, distribuição e reprodução em qualquer meio, desde que o trabalho original seja devidamente citado.

 
 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...