Parque urbano e geoconservação: o caso do Parque do Bicão, São Carlos – São Paulo, Brasil
PDF

Palavras-chave

Geossítio
Geodiversidade
Microbacia do Córrego Medeiros
Parques Urbanos

Como Citar

TOYAMA, D.; MENDONÇA, I. da R.; CAPOIA, E. F.; FAGUNDES, J. G.; MENEZES, D. B. Parque urbano e geoconservação: o caso do Parque do Bicão, São Carlos – São Paulo, Brasil. Sociedade & Natureza, [S. l.], v. 30, n. 1, p. 255–276, 2018. DOI: 10.14393/SN-v30n1-2018-11. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/38702. Acesso em: 22 jul. 2024.

Resumo

Este trabalho salienta a relevância de geossítios urbanos para a valorização dos espaços públicos. Apresenta um levantamento de dados dos aspectos físicos e ambientais do Parque do Bicão, localizado na cidade de São Carlos - SP, coletados através de relatos de frequentadores e moradores das proximidades do parque, fotografias, mapas temáticos e visitas ao local. O local abriga diversas características ímpares, configurando-se como geossítio urbano e possível geoparque. É uma das poucas áreas verdes da porção urbana da cidade e a população tem consciência da sua importância, sendo indispensáveis ações que busquem melhorar esse ambiente. Seu reconhecimento como um geossítio implicaria na valorização da área pela comunidade, estreitando os laços do homem com o meio ambiente em que vive. Além disso, a possibilidade de se realizar atividades de sensibilização ambiental é uma ferramenta essencial para universalizar os conhecimentos em geociências.

https://doi.org/10.14393/SN-v30n1-2018-11
PDF

Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são licenciados sob Creative Commons Attribution (BY), que permite o uso irrestrito, distribuição e reprodução em qualquer meio, desde que o trabalho original seja devidamente citado.

 
 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...