Notícias, psicosfera e violência da informação: as agências transnacionais de notícias e a alienação do território brasileiro
PDF

Palavras-chave

alienação do território
psicosfera
agências transnacionais de notícias
informação
território brasileiro

Como Citar

PASTI, A. Notícias, psicosfera e violência da informação: as agências transnacionais de notícias e a alienação do território brasileiro. Sociedade & Natureza, [S. l.], v. 30, n. 1, p. 80–109, 2018. DOI: 10.14393/SN-v30n1-2018-4. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/36791. Acesso em: 22 nov. 2024.

Resumo

No atual período histórico, os acontecimentos só marcam sua presença por intermédio dos meios de comunicação de massa. Nesse contexto, as notícias exercem um papel importantíssimo nos usos do território e em sua reorganização. O objetivo deste artigo é retomar a teoria geográfica para analisar a circulação de notícias do ponto de vista do território usado, problematizando a centralização do comando da circulação das notícias em poucos agentes — sobretudo as três agências transnacionais de notícias, Thomson Reuters, Agence France-Presse e Associated Press — nos círculos de informações no território brasileiro. Para tanto, busca-se avançar no entendimento das dinâmicas de configuração da psicosfera do território brasileiro a partir das notícias. O artigo trata dos eventos geográficos e do agendamento de pautas por essas agências transnacionais e tensiona o conceito de alienação do território para a análise.

https://doi.org/10.14393/SN-v30n1-2018-4
PDF

Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são licenciados sob Creative Commons Attribution (BY), que permite o uso irrestrito, distribuição e reprodução em qualquer meio, desde que o trabalho original seja devidamente citado.

 
 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...