As comunidades de fundo de pasto e o processo de formação de terras de uso comum no semiárido brasileiro
PDF

Palavras-chave

campesinato
comunidade tradicional
territorialização
campo brasileiro

Como Citar

MARQUES, L. de S. As comunidades de fundo de pasto e o processo de formação de terras de uso comum no semiárido brasileiro . Sociedade & Natureza, [S. l.], v. 28, n. 3, 2016. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/34368. Acesso em: 21 nov. 2024.

Resumo

O rural brasileiro caracteriza-se por uma grande diversidade de formas de territorialização camponesa, principalmente quando são consideradas as diferentes comunidades tradicionais presentes no país. Assim, o objetivo deste artigo é compreender o processo de territorialização das comunidades de Fundo de Pasto no semiárido brasileiro, mais especificamente no estado da Bahia. Para tanto, a análise considerou a construção de um breve estado da arte dos autores das ciências humanas que tem estudado estas comunidades, bem como analisa-se a processo de formação de terras de uso comum no semiárido baiano, território de reprodução social dos Fundos de Pasto. Por fim, salienta-se a relação que a produção das terras de uso comum apresenta com a formação do latifúndio no semiárido baiano.

PDF

Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são licenciados sob Creative Commons Attribution (BY), que permite o uso irrestrito, distribuição e reprodução em qualquer meio, desde que o trabalho original seja devidamente citado.

 
 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...