Integração territorial no mercosul: o caso da IIRSA/COSIPLAN / Territorial integration in MERCOSUR: the IIRSA/ COSIPLAN case
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Palavras-chave

Mercosul
infraestrutura
Transporte
integração territorial
IIRSA/COSIPLAN

Como Citar

SOUZA, V. H. P. de. Integração territorial no mercosul: o caso da IIRSA/COSIPLAN / Territorial integration in MERCOSUR: the IIRSA/ COSIPLAN case. Sociedade & Natureza, [S. l.], v. 27, n. 1, 2015. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/25003. Acesso em: 22 jul. 2024.

Resumo

No final do século XX, com a abertura econômica e a ampliação dos "circuitos espaciais de produção" os países passaram a ampliar, cada vez mais, sua participação no comércio exterior utilizando-se do regionalismo, enquanto forma de resguardar-se da competitividade internacional. Por outro lado, acentuou-se a busca por novos mercados, além da diversificação de parceiros comerciais, visando a redução dos riscos provenientes das crises de demanda. Nessa conjuntura, foram dados os primeiros passos do que seria futuramente o Mercosul, que conquistou importante representatividade nas balanças comerciais dos países da região. Por sua vez, essa ascendência das transações comerciais intrarregionais nas últimas décadas revelou um descompasso entre o crescimento dos fluxos de mercadoria e os insuficientes investimentos em infraestrutura realizados no âmbito do Cone Sul. Foi somente ao adentrar o século XXI, com o lançamento da IIRSA/COSIPLAN que antigas obras propostas para região foram viabilizadas.
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