A coleta da erva-mate pela população cabocla do Vale do Rio do Peixe e Oeste de Santa Catarina: apropriação privada da terra e rupturas (décadas de 1900 a 1940) / The harvest of erva mate (ilex paraguariensis) by caboclo population in West and Peixe ....
PDF

Palavras-chave

Erva-mate
caboclos
apropriação privada da terra

Como Citar

BRANDT, M.; SILVA, N. S. A coleta da erva-mate pela população cabocla do Vale do Rio do Peixe e Oeste de Santa Catarina: apropriação privada da terra e rupturas (décadas de 1900 a 1940) / The harvest of erva mate (ilex paraguariensis) by caboclo population in West and Peixe .... Sociedade & Natureza, [S. l.], v. 26, n. 3, 2014. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/23423. Acesso em: 22 nov. 2024.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar a coleta da erva-mate (Ilex paraguariensis) pela população cabocla nas florestas do Vale do Rio do Peixe e Oeste de Santa Catarina, e o processo de apropriação privada da terra e ruptura nessa prática, que se torna mais intenso a partir da década da Primeira República. Nessa região se estabeleceu, desde as primeiras décadas do século XIX, uma significativa parcela de famílias caboclas, na maioria sob o regime da posse, às margens dos latifúndios pastoris localizados nas áreas de campos naturais. Sua fonte de renda básica era ligada à práticas relacionadas à exploração de recursos da floresta, como a extração da erva-mate. Isso foi se desestruturando à medida que uma nova dinâmica sócio-espacial ligada à economia capitalista, representada pela propriedade privada da terra, com a posterior colonização, o cercamento das terras e a exploração madeireira passaram a se fazer presentes na região, principalmente a partir das primeiras três décadas do século XX.
PDF

Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são licenciados sob Creative Commons Attribution (BY), que permite o uso irrestrito, distribuição e reprodução em qualquer meio, desde que o trabalho original seja devidamente citado.

 
 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...