A história dos Kaingang da Terra Indígena Linha Glória, Estrela, Rio Grande do Sul/Brasil: Sentidos de sua (re)territorialidade
PDF

Palavras-chave

Kaingang
História
Terra Indígena Linha Glória
Territorialidade

Como Citar

SEHN DA SILVA, J. B.; DA SILVA LAROQUE, L. F. A história dos Kaingang da Terra Indígena Linha Glória, Estrela, Rio Grande do Sul/Brasil: Sentidos de sua (re)territorialidade. Sociedade & Natureza, [S. l.], v. 24, n. 3, p. 435–448, 2012. DOI: 10.14393/SN-v24-2012-15008. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/15008. Acesso em: 22 nov. 2024.

Resumo

O presente trabalho versa sobre a história do grupo indígena Kaingang da Terra Indígena Linha Glória, localizada no município de Estrela, Vale do Taquari, Rio Grande do Sul, no que se refere as suas movimentações pelo tradicional território Kaingang. Por meio deste estudo, temos a intenção de mostrar que este grupo, apesar de ter permanecido fora das terras indígenas tomadas como oficiais pelo Estado Nacional, onde residem muitos de seus parentes, continuou a vivenciar práticas culturais da tradição Kaingang. O objetivo do estudo é também demonstrar que estes indígenas têm sido agentes de sua própria historicidade e os sentidos pelos quais envolvem a sua territorialidade têm a ver com a cosmologia tradicional Kaingang, que se constitui numa verdadeira riqueza cultural e patrimonial para o Vale do Taquari.

https://doi.org/10.14393/SN-v24-2012-15008
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2012 Juciane Beatriz Sehn da Silva, Luís Fernando da Silva Laroque

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...