Densidades do sistema financeiro: Uso corporativo e desigualdades regionais do território brasileiro / Financial system densities: the corporative use and regional inequalities of Brazilian territory
PDF

Como Citar

SCHERMA, R. A.; KAHIL, S. P. Densidades do sistema financeiro: Uso corporativo e desigualdades regionais do território brasileiro / Financial system densities: the corporative use and regional inequalities of Brazilian territory. Sociedade & Natureza, [S. l.], v. 23, n. 1, 2011. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/10005. Acesso em: 22 jul. 2024.

Resumo

Diante da histórica situação geográfica de desigualdade regional brasileira, procuramos destacar a questão da desigual distribuição do dinheiro, analisando tanto a instalação dos fixos e como a dinâmica dos fluxos do sistema financeiro em território nacional. Demonstramos a territorialização do sistema financeiro, por meio de suas agências bancárias, que controlam hoje a dinâmica dos fluxos monetários em território brasileiro. Contudo, apenas o conhecimento dessas formas geográficas, sua quantificação e topologia de nada nos adiantariam se não investigássemos os fluxos de crédito e de depósitos, revelando as desigualdades resultantes do uso corporativo do território brasileiro. Por último, levantamos dados e realizamos revisão bibliográfica que demonstra a consolidação da cidade de São Paulo como centro financeiro do território nacional.
PDF

Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são licenciados sob Creative Commons Attribution (BY), que permite o uso irrestrito, distribuição e reprodução em qualquer meio, desde que o trabalho original seja devidamente citado.

 
 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...