Abstract
O presente artigo analisa a intensidade e a direção dos fluxos aéreos oriundos e destinados aos principais aeroportos de Minas Gerais, contabilizando e mapeando a movimentação de passageiros, cargas e aeronaves. Busca-se identificar as áreas de influência dos principais aeroportos, bem como a importância econômica dos mesmos para o processo de desenvolvimento do Estado. Emprega-se como suporte para a presente análise, o Modelo Alternativo de Geração de Viagens Urbanas. Este modelo auxilia a compreensão das mudanças vivenciadas pelo setor aeroviário mineiro, em especial aquelas processadas em Belo Horizonte, no que tange à demanda por transporte aéreo de passageiros e cargas. No bojo destas transformações, são também apresentadas e discutidas as principais causas e conseqüências da recente transferência dos vôos comerciais regulares do Aeroporto de Belo Horizonte (Pampulha) para o Aeroporto Internacional Tancredo Neves (Confins). Os dados e as análises comparativas referentes aos fluxos aéreos dos aeroportos mineiros, em relação às procedências e destinos, são processados e mapeados, com o intuito de facilitar a identificação das áreas de influência dos aeroportos, bem como os impactos que estes têm no desenvolvimento regional do Estado. Os resultados revelam que os aeroportos mineiros guardam relação estreita com aqueles localizados nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, denotando a dependência que o setor aeroviário mineiro tem em relação à quelas praças.This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2006 Alexandre Magno Alves Diniz, Leoni Carlos Alvarenga Diniz
Downloads
Download data is not yet available.
Metrics
Metrics Loading ...