Abstract
A análise do quadro geral da inserção profissional dos egressos é uma forma inequívoca para avaliação de Programas de Pós-Graduação no que tange à qualidade de sua formação e preparo de profissionais gabaritados para o mercado de trabalho. Este artigo relata a experiência pioneira do Programa de Pós- -Graduação em Geografia- UNESP/ Rio Claro (SP) na construção de instrumentos de avaliação a partir da procedência, formação acadêmica e destino profissional dos egressos, nos níveis de Mestrado e Doutorado, no período de 1980-2008. Os resultados foram resumidos em gráficos e mapas e são elementos importantes para mostrar o desenvolvimento e a disseminação da ciência geográfica no Brasil e no exterior. A metodologia utilizada revelou-se extremamente eficaz, podendo ser utilizada por qualquer Programa, com as devidas adaptações, para avaliar tanto sua realidade quando sua extensão. Palavras-chave: egressos, pós-graduação, metodologia de análise, destino profissionalAuthors hold the Copyright for articles published in this journal, and the journal holds the right for first publication. Because they appear in a public access journal, articles are licensed under Creative Commons Attribution (BY), which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
Downloads
Download data is not yet available.
Metrics
Metrics Loading ...