Aplicação do Código Florestal Brasileiro como Subsídio para o Planejamento Ambiental: um Estudo de Caso na Região Noroeste do Estado do Rio de Janeiro / Applying the Brazilian Forest Code as support to environmental planning: a case study in northwestern Rio de Janeiro State
PDF (Português (Brasil))

How to Cite

MARCHIORO, E.; FERNANDES, N. F.; MACEDO, J. R. de; BHERING, S. B.; GONÇALVES, A. O. Aplicação do Código Florestal Brasileiro como Subsídio para o Planejamento Ambiental: um Estudo de Caso na Região Noroeste do Estado do Rio de Janeiro / Applying the Brazilian Forest Code as support to environmental planning: a case study in northwestern Rio de Janeiro State. Sociedade & Natureza, [S. l.], v. 22, n. 1, 2010. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/9974. Acesso em: 7 dec. 2022.

Abstract

O trabalho verifi cou a aplicação do Código Florestal Brasileiro (CFB) na bacia do Córrego Santa Maria, na região Noroeste Fluminense (RJ), como subsídio para o planejamento ambiental. Essa bacia localiza-se inteiramente no Município de São José de Ubá e vem sendo submetida a diferentes processos de uso e ocupação do solo, culminando com problemas erosivos e hídricos. Para realização do trabalho foi elaborado o mapa de uso e ocupação do solo atual por meio de classifi cação automática supervisionada, utilizando-se fotos aéreas da Companhia de Energia do Rio de Janeiro (CERJ) e do Departamento de Recursos Minerais - DRM/RJ. Para elaboração do mapa de uso e ocupação do solo com o cenário estabelecido no artigo 2º do CFB foi criada uma faixa de entorno. Os resultados indicam que ocorreria confl ito entre a utilização do CFB e o uso atual para ás áreas a agricultura e pecuária, solo exposto e área urbana. No caso da agricultura e pecuária, o uso confl itante poderia ser amenizado com práticas de manejo e conservação adequadas. A aplicação do CFB contribuiria signifi cativamente para aumento das APP (fl oresta), promovendo aumento da infi ltração de água no solo e recarga do sistema aquífero, diminuição do escoamento superfi cial e da erosão dos solos.
PDF (Português (Brasil))

Authors hold the Copyright for articles published in this journal, and the journal holds the right for first publication. Because they appear in a public access journal, articles are licensed under Creative Commons Attribution (BY), which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...