Representações sociais e agricultura familiar: indícios de práticas agrícolas sustentáveis no Vale do Bananal - Salinas, Minas Gerais / Social representations and family farming: evidence of agricultural practices in sustainable in the Bananal Valley ....
PDF

Como Citar

DA SILVA, A. J.; SILVA JÚNIOR, M. F. Representações sociais e agricultura familiar: indícios de práticas agrícolas sustentáveis no Vale do Bananal - Salinas, Minas Gerais / Social representations and family farming: evidence of agricultural practices in sustainable in the Bananal Valley .... Sociedade & Natureza, [S. l.], v. 22, n. 3, 2011. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/9920. Acesso em: 20 maio. 2022.

Resumo

A agricultura tem mostrado através dos tempos, responsabilidade histórica na transformação dos espaços naturais, proporcionada pela crescente necessidade de produção de alimentos. A intensa discussão dos problemas ambientais da atualidade tem exigido reflexão sobre a relação homem-natureza. O presente artigo, resultado de pesquisa de mestrado no Vale do Bananal, município de Salinas, Minas Gerais, do Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual de Santa Cruz, traz elementos da representação social do pequeno produtor rural, sobre meio ambiente e práticas agrícolas, mediante análise de seu discurso representado na coletividade e de sua prática agrícola de base familiar. Foi utilizada a teoria das Representações Sociais com a pesquisa de campo por meio da entrevista semi-estruturada e observação direta. A análise dos dados ocorreu através do Discurso do Sujeito Coletivo. Identificou-se vários problemas ambientais como desmatamento, uso de agrotóxicos, descaracterização da mata ciliar, erosão, contaminação de rio. Pode-se inferir que embora o pequeno produtor rural do Vale do Bananal no município de Salinas, possua uma percepção naturalista do meio ambiente, há indícios de práticas de uma agricultura sustentável.
PDF

Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são licenciados sob Creative Commons Attribution (BY), que permite o uso irrestrito, distribuição e reprodução em qualquer meio, desde que o trabalho original seja devidamente citado.

 
 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...