Efeitos locais e de larga escala na dinâmica climática do município de Viçosa - Minas Gerais / Local and large scale effects on climate dynamics in Viçosa - Minas Gerais
PDF

Como Citar

RODRIGUES, J. M.; RODRIGUES, R. de Ávila; JUSTINO, F. B.; COSTA, L. C.; AMORIM, M. C. de. Efeitos locais e de larga escala na dinâmica climática do município de Viçosa - Minas Gerais / Local and large scale effects on climate dynamics in Viçosa - Minas Gerais. Sociedade & Natureza, [S. l.], v. 22, n. 3, 2011. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/9883. Acesso em: 22 maio. 2022.

Resumo

O município de Viçosa - MG, que desde sua fundação tem apresentado vertiginoso crescimento da sua área urbana devido, principalmente, a implantação e ampliação da Universidade Federal de Viçosa. Neste sentido, o objetivo deste trabalho foi levantar registros que demonstrem que o crescimento urbano de Viçosa vem causando impactos no comportamento climático local. Para tanto foram coletadas informações sobre a cidade junto a órgãos públicos e dados climáticos junto à estação meteorológica do INMET instalada na UFV. E, por meio da normalização das variáveis climáticas e do teste Mann-Kendall observou-se que as temperaturas mínimas estão apresentando tendências, enquanto que temperaturas máximas, não apresentaram grandes alterações em seus padrões. Observou-se que as temperaturas médias de Viçosa, Região Sudeste do Brasil e Minas Gerais apresentam forte correlação e por meio do teste "t" de student mostrou estatisticamente significativo a níveis de significância de 10%, 5% e 1%, e que os desvios positivos das temperaturas mínimas são influenciados pelas pressões de vapor e de saturação. Desta forma, em termos de em grande escala, concluiu-se que os padrões climáticos em Viçosa (MG) estão relacionados, dinamicamente, pela a interação de sistemas de circulação atmosféricas reinantes e a fisiografia da região. Todavia, o processo de expansão e urbanização que vem ocorrendo não apresenta potencial suficiente de alterar tais padrões climáticos. Contudo, observaram-se impactos em algumas variáveis meteorológicas, em especial, na temperatura mínima e até no conteúdo de água na atmosfera. O impacto está relacionado com o transporte e armazenamento de calor oriundo do aumento da área urbana e volume de água fornecido à população que são, naturalmente, assimilados pelos sensores da estação meteorológica.
PDF

Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são licenciados sob Creative Commons Attribution (BY), que permite o uso irrestrito, distribuição e reprodução em qualquer meio, desde que o trabalho original seja devidamente citado.

 
 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...