Assessment of the interpretative potential of Jequitibá Hiking Trail, Parque Estadual dos Três Picos,Rio de Janeiro State, Brazil
PDF (Português (Brasil))

How to Cite

IKEMOTO, S. M.; COSTA, V. C.; MORAES, M. G. de. Assessment of the interpretative potential of Jequitibá Hiking Trail, Parque Estadual dos Três Picos,Rio de Janeiro State, Brazil. Sociedade & Natureza, [S. l.], v. 21, n. 3, 2010. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/9611. Acesso em: 16 jul. 2024.

Abstract

O presente estudo avaliou o potencial da trilha do Jequitibá, Parque Estadual dos Três Picos (RJ), para a sensibilização e conscientização dos seus usuários através da Interpretação Ambiental. Foram utilizadas as metodologias de caracterização biofísica da trilha, avaliação da trilha quanto a Interpretação Ambiental e o �?ndice de Atratividade dos Pontos Interpretativos (IAPI). A trilha do Jequitibá foi caracterizada como de leve dificuldade, curto percurso, com design apropriado para pedestres, sendo os impactos decorrentes do uso considerados mínimos ou controlados. Através do IAPI, pôde-se concluir que é uma trilha altamente atrativa, dotada de uma multiplicidade de recursos interpretativos. Apesar de possuir pontos de interpretação consensuais, estes enfatizam conteúdos biológicos e ecológicos em detrimento dos de cunho histórico e cultural, além de não apresentar roteiros temáticos de interpretação definidos. Embora não atenda a todos os pressupostos da Interpretação Ambiental, a trilha do Jequitibá pode ser considerada com caráter e potencial interpretativo, no entanto, os aspectos frisados devem ser trabalhados de forma a implementar e desenvolver plenamente a Interpretação Ambiental.
PDF (Português (Brasil))
Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2010 Sílvia Marie Ikemoto, Vivian Castilho Costa, Moemy Gomes de Moraes

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...