Cosmology of the Geography: the course of Physical Geography and the construction of Imannuel Kant metaphysics of the Earth's surface
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Filosofia Kantiana
Geografia Física
Metafísica
Espaço
Razão
Natureza

How to Cite

RIBAS, A. D.; VITTE, A. C. Cosmology of the Geography: the course of Physical Geography and the construction of Imannuel Kant metaphysics of the Earth’s surface. Sociedade & Natureza, [S. l.], v. 21, n. 3, 2010. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/9610. Acesso em: 12 jul. 2024.

Abstract

O presente artigo argumenta que o curso de geografia física de Imannuel Kant é o produto de uma reflexão filosófica e cosmológica, devido a problemática em se estabelecer a regularidade da natureza, que é espacialmente diferenciada e regulada por fundamentos mecânicos e causais. A partir de problemas filosóficos relacionados às teses desenvolvidas na Crítica da Razão Pura, a partir de críticas advindas dos viajantes e naturalista sobre a sua concepção de universalidade do conceito de natureza e sobre a sua concepção de espaço; Kant é obrigado a rever sua posição filosófica, que acontecerá somente a partir de uma profunda revisão dos conceitos de metafísica, matéria, espaço e natureza. O espaço, agora, não mais ideal, passa a ser a categoria estruturante do mundo empírico, onde a geografia é qualificada como a ciência do espaço, a partir de uma reflexão metafísica sobre a natureza e Terra, erguendo assim as bases para uma filosofia da geografia na modernidade. 

PDF (Português (Brasil))
Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2010 Alexandre Domingues Ribas, Antonio Carlos Vitte

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...