Concepts, perceptions and strategies for conservation of an Ecological Station of Caatinga by communities in the vicinity
PDF (Português (Brasil))

How to Cite

SILVA, T. S. da; CÂNDIDO, G. A.; FREIRE, E. M. X. Concepts, perceptions and strategies for conservation of an Ecological Station of Caatinga by communities in the vicinity. Sociedade & Natureza, [S. l.], v. 21, n. 2, 2009. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/9520. Acesso em: 13 apr. 2024.

Abstract

A situação do planeta envolve discussões sobre perdas da biodiversidade. Países como o Brasil, um dos maiores em biodiversidade, não poderia escapar à essas discussões. Um de seus Biomas, e provavelmente o mais ameaçado é a Caatinga. Uma das ações que visa a proteção de áreas naturais e da biodiversidade é a manutenção de Unidades de Conservação (UC's). Uma dessas UC's da Caatinga é a Estação Ecológica do Seridó (ESEC Seridó) que, apesar de ter em seu entorno várias comunidades que interagem com ela, não inclui a percepção dessas populações em sua forma de gestão. Neste sentido, o objetivo do artigo é identificar as percepções e conceitos dessas comunidades sobre a ESEC Seridó, assim como, as estratégias devem ser adotadas para sua melhor forma de atuação. Para alcançar esses objetivos dessa pesquisa realizou-se pesquisa bibliográfica, elaboração de um instrumento baseado nas práticas da Percepção Ambiental, na forma de entrevista estruturada aplicada à população do entorno dessa ESEC, e os dados tratados através da análise de conteúdo. Os resultados mostram de forma clara nos discursos da população, seus conceitos e percepções, os principais problemas enfrentados pela ESEC Seridó, bem como estratégias para a resolução dos mesmos, sendo observado no conhecimento das pessoas a realidade enfrentada pela ESEC e sua possível melhoria como área de proteção da natureza.
PDF (Português (Brasil))
Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2009 Thaise Sousa da Silva, Gesinaldo Ataíde Cândido, Eliza Maria Xavier Freire

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...