The Environmental Impacts and The Process of Integrated Management: Experiences in The Vila de Abraão - Ilha Grande, Angra dos Reis (RJ)
PDF (Português (Brasil))

How to Cite

GAMA, S. V. G. da; LEAL FILHA, S. M.; ROCHA, I. C. The Environmental Impacts and The Process of Integrated Management: Experiences in The Vila de Abraão - Ilha Grande, Angra dos Reis (RJ). Sociedade & Natureza, [S. l.], v. 18, n. 35, 2006. DOI: 10.14393/SN-v18-2006-9254. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/9254. Acesso em: 20 jul. 2024.

Abstract

A Ilha Grande localiza-se entre as coordenadas 44°05'- 44°23' W e 23°05'- 23°14' S no município de Angra dos Reis, litoral sul do estado do Rio de Janeiro. Com aproximadamente 193Km², tem dois distritos, o de Araçatiba localizado na porção oeste, cuja principal vila de moradores é Provetá, e Abraão localizado na porção leste que tem como principal povoado a Vila de Abraão. A Vila de Abraão é considerada a "capital" da Ilha Grande, onde aportam e transitam diariamente, moradores, visitantes, usuários, gestores públicos, pesquisadores e ambientalistas. O presente artigo trata os impactos ambientais na Vila de Abraão como vetores na construção do processo de gestão e planejamento territorial, principalmente após a mudança de função da Ilha - de sede do Instituto Penal Cândido Mendes (institucional) e de uso voltado para a preservação ambiental, passa à sede do Centro de Estudos Ambientais e Desenvolvimento Ambiental (UERJ), também institucional e voltado à preservação ambiental, mas no contexto do advento da intensificação da atividade turística.
https://doi.org/10.14393/SN-v18-2006-9254
PDF (Português (Brasil))
Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2007 Sônia V. G. da Gama, Sueli Maurício Leal Filha, Ilana Campos Rocha

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...