ANÁLISE ESPACIAL DE DADOS GEOGRÁFICOS: A UTILIZAÇÃO DA EXPLORATORY SPATIAL DATA ANALYSIS - ESDA PARA IDENTIFICAÇÃO DE ÁREAS CRÍTICAS DE ACIDENTES DE TRÂNSITO NO MUNICÍPIO DE SÃO CARLOS (SP)
PDF (Português (Brasil))

How to Cite

SANTOS, L. dos; RAIA JUNIOR, A. A. ANÁLISE ESPACIAL DE DADOS GEOGRÁFICOS: A UTILIZAÇÃO DA EXPLORATORY SPATIAL DATA ANALYSIS - ESDA PARA IDENTIFICAÇÃO DE ÁREAS CRÍTICAS DE ACIDENTES DE TRÂNSITO NO MUNICÍPIO DE SÃO CARLOS (SP). Sociedade & Natureza, [S. l.], v. 18, n. 35, 2006. DOI: 10.14393/SN-v18-2006-9251. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/9251. Acesso em: 10 dec. 2022.

Abstract

A Análise Espacial é uma das várias formas de se compreender como estão interrelacionados alguns eventos espaciais. Atualmente, essa técnica ver sendo incorporada para diversas áreas do conhecimento tais como, as áreas de saúde, transporte e trânsito. Este trabalho tem como objetivo demonstrar a aplicação da análise exploratória de dados espaciais ou ESDA, para a identificação de áreas críticas de acidentes de trânsito em cidades de médio porte, tendo como área de estudo o Município de São Carlos - SP - Brasil. Nesse estudo foi possível demonstrar a viabilidade de utilização dessa técnica, visto que foi possível incorporar novos parâmetros de análise dos acidentes proporcionando novos meios para identificação de áreas problemáticas, facilitando a sua análise.
https://doi.org/10.14393/SN-v18-2006-9251
PDF (Português (Brasil))
Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2007 Luciano dos Santos, Archimedes Azevedo Raia Junior

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...