Análise do principais fluxos aéreos dos aeroportos da capital mineira e suas recentes transformações / Analysis of the main aerial flows of the airports of the mining capital and its recent transformations
PDF

Como Citar

DINIZ, A. M. A.; DINIZ, L. C. A. Análise do principais fluxos aéreos dos aeroportos da capital mineira e suas recentes transformações / Analysis of the main aerial flows of the airports of the mining capital and its recent transformations. Sociedade & Natureza, [S. l.], v. 18, n. 34, 2006. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/9218. Acesso em: 17 maio. 2022.

Resumo

O presente artigo analisa a intensidade e a direção dos fluxos aéreos oriundos e destinados aos principais aeroportos de Minas Gerais, contabilizando e mapeando a movimentação de passageiros, cargas e aeronaves. Busca-se identificar as áreas de influência dos principais aeroportos, bem como a importância econômica dos mesmos para o processo de desenvolvimento do Estado. Emprega-se como suporte para a presente análise, o Modelo Alternativo de Geração de Viagens Urbanas. Este modelo auxilia a compreensão das mudanças vivenciadas pelo setor aeroviário mineiro, em especial aquelas processadas em Belo Horizonte, no que tange à demanda por transporte aéreo de passageiros e cargas. No bojo destas transformações, são também apresentadas e discutidas as principais causas e conseqüências da recente transferência dos vôos comerciais regulares do Aeroporto de Belo Horizonte (Pampulha) para o Aeroporto Internacional Tancredo Neves (Confins). Os dados e as análises comparativas referentes aos fluxos aéreos dos aeroportos mineiros, em relação às procedências e destinos, são processados e mapeados, com o intuito de facilitar a identificação das áreas de influência dos aeroportos, bem como os impactos que estes têm no desenvolvimento regional do Estado. Os resultados revelam que os aeroportos mineiros guardam relação estreita com aqueles localizados nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, denotando a dependência que o setor aeroviário mineiro tem em relação àquelas praças.
PDF

Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são licenciados sob Creative Commons Attribution (BY), que permite o uso irrestrito, distribuição e reprodução em qualquer meio, desde que o trabalho original seja devidamente citado.

 
 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...