Otimização do aproveitamento hídrico superficial no alto curso do rio Uberaba, Triângulo Mineiro
PDF-pt
PDF-en (English)

Palavras-chave

Otimização do aproveitamento hídrico
Vazão de referência
Área de Proteção Ambiental
Critério de outorga
Rio Uberaba

Como Citar

COSTA, E. S.; SALLA, M. R.; PEREIRA, C. E.; LIMA, G. de. Otimização do aproveitamento hídrico superficial no alto curso do rio Uberaba, Triângulo Mineiro. Sociedade & Natureza, [S. l.], v. 31, 2019. DOI: 10.14393/SN-v31-2019-41033. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/41033. Acesso em: 22 maio. 2022.

Resumo

Atualmente os recursos hídricos têm importância acentuada devido ao desenvolvimento econômico do Brasil e do mundo, com a multiplicidade em seus usos, como por exemplo, o abastecimento público, irrigação de culturas, geração de energia hidroelétrica, dessedentação de animais, entre outros. A fim de minimizar a pressão hídrica, instrumentos de gestão vêm sendo desenvolvidos para apoiar o planejamento e a gestão a nível de bacia hidrográfica. Sendo assim, o presente artigo teve como objetivo geral trazer alternativas de otimização do aproveitamento hídrico superficial no alto curso do rio Uberaba, Triângulo Mineiro. Verificou-se que a substituição da base de cálculo da vazão Q7,10 anual para mensal apresentou aumento da vazão disponível para a maior parte do ano, sendo o mais significativo no mês de fevereiro, com 2.488% de aumento na disponibilidade hídrica, enquanto o mês de outubro apresentou 47,22% a menos quando comparado com a Q7,10 anual. Dentre os critérios para concessão de outorga estudados, o critério de 50% da Q7,10 mensal apresentou maior aumento na disponibilidade hídrica.

https://doi.org/10.14393/SN-v31-2019-41033
PDF-pt
PDF-en (English)

Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são licenciados sob Creative Commons Attribution (BY), que permite o uso irrestrito, distribuição e reprodução em qualquer meio, desde que o trabalho original seja devidamente citado.

 
 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...