Disponibilidade e demanda hídrica na bacia do rio Sorocaba, Brasil: um alerta à gestão dos recursos hídricos
PDF

Palavras-chave

Gestão de recursos hídricos
Hidrologia
Balanço hídrico
Usos consuntivos

Como Citar

ABREU, M. C.; TONELLO, K. C. Disponibilidade e demanda hídrica na bacia do rio Sorocaba, Brasil: um alerta à gestão dos recursos hídricos. Sociedade & Natureza, [S. l.], v. 30, n. 3, p. 209–232, 2018. DOI: 10.14393/SN-v30n3-2018-11. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/38735. Acesso em: 13 ago. 2022.

Resumo

Este trabalho teve como objetivo contribuir para o entendimento da dinâmica dos recursos hídricos na bacia do rio Sorocaba e estabelecer relações entre a disponibilidade e as demandas, fornecendo subsídios para a tomada de ações dos órgãos gestores. A disponibilidade hídrica foi calculada adotando-se a Q95% do tempo na série estudada no exutório da bacia. As vazões das demandas consuntivas foram obtidas com base nos dados dos processos de outorga e diferentes metodologias. Foram calculadas as demandas para o abastecimento humano (urbano e rural), dessedentação animal, industrial e irrigação. As demandas foram estimadas em 11,86 m3.s-1, sendo a maior vazão destinada ao abastecimento humano (6,20 m3.s-1), seguida pela irrigação (3,59 m3.s-1) e industrial (1,83 m3.s-1), corroborando com as características urbanas e industriais da bacia. A demanda atual na bacia corresponde a 49% da disponibilidade hídrica baseada. Essa relação entre oferta e demanda aponta que a bacia encontra-se em situação muito crítica referente ao uso dos recursos hídricos, com potencial para a ocorrência de conflitos. E essa condição tende a piorar caso sejam consideradas as questões referentes à qualidade da água, a qual não foi objeto desse estudo, e que certamente restringiria a disponibilidade para determinados usos.

https://doi.org/10.14393/SN-v30n3-2018-11
PDF

Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são licenciados sob Creative Commons Attribution (BY), que permite o uso irrestrito, distribuição e reprodução em qualquer meio, desde que o trabalho original seja devidamente citado.

 
 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...