Picos de concentração de poluição atmosférica na Região da Grande Vitória, ES, Brasil: uma aplicação da regressão logística
PDF

Palavras-chave

Poluição atmosférica
modelo Logit
variáveis meteorológicas

Como Citar

PINTO, W. de P.; REISEN, V. A.; ZAMBON MONTE, E. Picos de concentração de poluição atmosférica na Região da Grande Vitória, ES, Brasil: uma aplicação da regressão logística. Sociedade & Natureza, [S. l.], v. 30, n. 3, p. 159–184, 2018. DOI: 10.14393/SN-v30n3-2018-9. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/38311. Acesso em: 28 maio. 2022.

Resumo

Este trabalho objetivou avaliar os impactos das variáveis meteorológicas temperatura, umidade relativa, velocidade do vento e precipitação na probabilidade de ocorrência de picos/episódios de concentração de poluentes na Região da Grande Vitória (RGV), Espírito Santo, Brasil, por meio do modelo Logit, para o período de 01/01/2012 a 31/12/2014. Os dados deste estudo foram do tipo séries temporais relativos às concentrações de PTS, MP10, SO2, CO, NO2, O3 e às variáveis meteorológicas (velocidade do vento, umidade relativa, precipitação pluvial e temperatura) obtidas junto ao Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEMA). Conforme esperado, os resultados mostraram que os índices de concentrações na RGV estão associados às mudanças das variáveis meteorológicas. Entre as variáveis meteorológicas avaliadas, a velocidade do vento e a precipitação foram mais significativas na redução da probabilidade de ocorrência de classificação do ar como "não boa". O modelo Logit mostrou ser uma ferramenta estatística satisfatória para avaliar a qualidade do ar "não boa" da região de estudo.

https://doi.org/10.14393/SN-v30n3-2018-9
PDF

Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são licenciados sob Creative Commons Attribution (BY), que permite o uso irrestrito, distribuição e reprodução em qualquer meio, desde que o trabalho original seja devidamente citado.

 
 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...