Impactos das Mudanças Climáticas no Armazenamento e Produção de Água em Ambiente Subtropical: Modelagem Hidrológica e Análise de Incertezas
PDF

Palavras-chave

HBV-Light
mudanças climáticas
modelagem hidrológica
Monte Carlo

Como Citar

SIEFERT, C. A. C.; MARANGON, F. H. S.; SANTOS, I. dos. Impactos das Mudanças Climáticas no Armazenamento e Produção de Água em Ambiente Subtropical: Modelagem Hidrológica e Análise de Incertezas. Sociedade & Natureza, [S. l.], v. 30, n. 2, p. 116–139, 2018. DOI: 10.14393/SN-v30n2-2018-6. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/37567. Acesso em: 27 jun. 2022.

Resumo

Impactos causados pelas mudanças climáticas nos processos de armazenamento e geração de escoamento em bacias subtropicais ainda são pouco explorados e parcialmente descritos. O HBV-Light, modelo concentrado, conceitual e simplificado, foi aplicado com o objetivo de analisar a dinâmica do armazenamento e produção de água na bacia hidrográfica do rio Pequeno, PR frente as mudanças climáticas. Os cenários climáticos A2 e B2, definidos pelo IPCC SRES foram utilizados para simulação no período 2071-2100, sendo comparados com dados do período de referência (1981-2010). O modelo foi calibrado com dados diários, apresentando bom ajuste (NSE ≥ 0,7) nos períodos de calibração e validação. As faixas de incerteza obtidas na modelagem foram substancialmente inferiores ao incremento nos processos de armazenamento e produção de água proporcionado pelas mudanças climáticas. Os resultados apontam um incremento significativo no armazenamento de água nos aquíferos raso e profundo. Considerando a diminuição do déficit de armazenamento nestes reservatórios para os cenários, resulta-se em um maior volume de água disponível para ser escoada superficialmente. Como consequência, há incremento na geração de escoamento superficial e subsuperficial para os cenários simulados, possibilitando a inferência de uma mudança de mecanismo predominante na geração de escoamento da bacia.

https://doi.org/10.14393/SN-v30n2-2018-6
PDF

Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são licenciados sob Creative Commons Attribution (BY), que permite o uso irrestrito, distribuição e reprodução em qualquer meio, desde que o trabalho original seja devidamente citado.

 
 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...