Dinâmica da cobertura da terra do Distrito Federal dentro de suas unidades geomorfológicas
PDF

Palavras-chave

Sensoriamento Remoto
Landsat
SRTM
Relação Relevo-Cobertura

Como Citar

NEVES, G.; SENA SOUZA, J. P.; VASCONCELOS, V.; MARTINS, . de S.; COUTO JUNIOR, A. F. Dinâmica da cobertura da terra do Distrito Federal dentro de suas unidades geomorfológicas. Sociedade & Natureza, [S. l.], v. 29, n. 3, p. 383–396, 2018. DOI: 10.14393/SN-v29n3-2017-2. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/37484. Acesso em: 6 jul. 2022.

Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar a dinâmica da cobertura da terra do território do Distrito Federal dentro do domínio de suas unidades de relevo. O trabalho foi dividido em três etapas: i) mapeamento multitemporal da cobertura da terra, foi utilizado um método de classificação semi-automatizado com dados dos sensores TM e OLI a bordo dos satélites Landsat 5 e 8, respectivamente, entre os anos de 1985 e 2015; ii) mapeamento das unidades de relevo, foi utilizado um método de classificação por digitalização em tela a partir de um MDE da SRTM; iii) relação relevo-cobertura, quantificação dos dados de cobertura em função das unidades de relevo a fim de identificar seus padrões de distribuição. Identificou-se a presença de dois grandes ambientes com padrões de distribuição da cobertura distintos. O primeiro, composto por Chapadas e Rampas de Colúvio, apresentou padrões de cobertura vinculadas a múltiplos usos, principalmente pelo desenvolvimento urbano e agropecuário. O segundo, composto por Ambiente Colinoso e Vale, apresentou maior preservação da cobertura vegetal natural. A identificação desses ambientes é importante para a definição de limites ambientais que auxiliem na gestão dos recursos naturais e no ordenamento territorial.

https://doi.org/10.14393/SN-v29n3-2017-2
PDF

Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são licenciados sob Creative Commons Attribution (BY), que permite o uso irrestrito, distribuição e reprodução em qualquer meio, desde que o trabalho original seja devidamente citado.

 
 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...