Caracterização do processo de poluição dos sedimentos do rio Apodi-Mossoró no trecho urbano de Mossoró-RN
PDF

Palavras-chave

análise multivariada
pressão antrópica
Impactos da Urbanização
metais pesados

Como Citar

BEZERRA, J. M.; BATISTA, R. O.; DA SILVA, P. C. M. Caracterização do processo de poluição dos sedimentos do rio Apodi-Mossoró no trecho urbano de Mossoró-RN. Sociedade & Natureza, [S. l.], v. 30, n. 3, p. 108–126, 2018. DOI: 10.14393/SN-v30n3-2018-6. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/37349. Acesso em: 13 ago. 2022.

Resumo

Em decorrência da constante presença de poluentes lançados nos corpos hídricos e da dificuldade de compreensão de informações referentes à condição dos sedimentos de rio, a caracterização de sua qualidade se torna imprescindível. Deste modo, teve-se como objetivo caracterizar e identificar os fatores determinantes sobre o processo de poluição dos sedimentos do leito do rio Apodi-Mossoró no trecho urbano de Mossoró-RN. Foram coletadas 30 amostras ao longo do curso do rio Apodi-Mossoró, dentro do trecho urbano-rural do município de Mossoró. Sendo realizadas análises da concentração total dos seguintes metais pesados: alumínio (Al), cádmio (Cd), cobre (Cu), cromo (Cr), chumbo (Pb), ferro (Fe), manganês (Mn), níquel (Ni) e zinco (Zn). Aplicou-se os métodos estatísticos multivariados de Análise de Agrupamento Hierárquico (AAH) e Análise de Componentes Principais/Análise Fatorial (ACP/AF). A distribuição das concentrações dos parâmetros geoquímicos nos sedimentos do rio Apodi-Mossoró, foram fortemente influenciados pelas características dos locais de coleta e pela antropocidade. Agrupou-se os pontos amostrados em 4 grupos representativos quanto as características de amostragem, identificando possíveis locais com alterações propiciadas pela ação antrópica.

https://doi.org/10.14393/SN-v30n3-2018-6
PDF

Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são licenciados sob Creative Commons Attribution (BY), que permite o uso irrestrito, distribuição e reprodução em qualquer meio, desde que o trabalho original seja devidamente citado.

 
 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...