Integração das curvas de probabilidade e carga máxima total diária(CMTD) na gestão da qualidade da água de uma bacia urbana
PDF

Palavras-chave

Bacia urbana
Qualidade da água
CMTD

Como Citar

DOS SANTOS, S. A.; PIVETTA, G. G.; FILHO, O. S.; GASTALDINI, M. do C. C. Integração das curvas de probabilidade e carga máxima total diária(CMTD) na gestão da qualidade da água de uma bacia urbana. Sociedade & Natureza, [S. l.], v. 30, n. 3, p. 1–17, 2018. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/36414. Acesso em: 15 ago. 2022.

Resumo

Os lançamentos inadequados de esgotos sanitários e resíduos sólidos nos recursos hídricos promovem a contaminação gradativa das águas. Este estudo teve como objetivo a integração das informações quali-quantitativas em uma bacia hidrográfica altamente urbanizada e com intensa atividade antrópica prejudicial à qualidade da água. A bacia situa-se na área urbana do município de Santa Maria-RS, com área de 2,7  km². As curvas de probabilidade foram construídas para DBO e Coliformes totais, E. coli e OD, nitrito e nitrato. As curvas de permanência foram utilizadas para a obtenção das curvas de CMTDs referente aos parâmetros de qualidade de água. Os resultados obtidos mostram que o Arroio Cancela-Tamandaí recebe diariamente elevadas cargas de matéria orgânica, CT, EC, nitrito, nitrato e que a concentração de OD em 90% do tempo é inferior a 1,0 mg/L. As curvas de probabilidades das cargas diárias em conjunto com as curvas de CMTD são alternativas para o planejamento de ações de despoluição no arroio, ou seja, são ferramentas que podem vir a auxiliar no gerenciamento dos recursos hídricos e na gestão da qualidade da água na bacia hidrográfica Cancela-Tamandaí. As curvas de CMTD apresentam uma metodologia simples e os resultados podem ser facilmente aplicados, possibilitando o uso prático na gestão das águas.

PDF

Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são licenciados sob Creative Commons Attribution (BY), que permite o uso irrestrito, distribuição e reprodução em qualquer meio, desde que o trabalho original seja devidamente citado.

 
 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...