Geoturismo: uma proposta de turismo sustentável e conservacionista para a Região Nordeste do Brasil / Geotourism: a proposal for conservation and sustainable tourism for the Northeast Region of Brazil
PDF

Palavras-chave

Patrimônio Natural
Geodiversidade
Geoconservação
Geomorfosítios
Educação Ambiental.

Como Citar

MOURA-FÉ, M. M. Geoturismo: uma proposta de turismo sustentável e conservacionista para a Região Nordeste do Brasil / Geotourism: a proposal for conservation and sustainable tourism for the Northeast Region of Brazil. Sociedade & Natureza, [S. l.], v. 27, n. 1, 2015. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/27870. Acesso em: 10 ago. 2022.

Resumo

O geoturismo se apresenta como um segmento promissor da atividade turística, derivado do ecoturismo, com características específicas e essenciais à conservação do patrimônio natural e da geodiversidade, em consonância com diversos preceitos exigidos para o desenvolvimento econômico local das comunidades. O objetivo desse estudo é analisar o geoturismo e seus preceitos fundamentais e aplicáveis para o desenvolvimento do turismo sustentável e de caráter conservacionista na região Nordeste do Brasil, contemplando as dimensões estratégicas dessa atividade a curto, médio e longo prazos - a interpretação da paisagem e o fomento à educação ambiental; bem como, exemplos potenciais e efetivos de sua implementação existentes na região. O geoturismo, junto com os demais ramos do turismo sustentável, aparece como uma real alternativa para o desenvolvimento da região Nordeste e para a melhoria das condições de vida das populações locais, desde que sua implementação se dê sob condições de esforços e investimentos. Além disso, uma outra politica de desenvolvimento do turismo é necessária, uma atividade para além do litoral nordestino, fomentando o desenvolvimento de regiões do interior dos estados, nas zonas rurais dos municípios, contribuindo para uma maior integração regional.
PDF

Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são licenciados sob Creative Commons Attribution (BY), que permite o uso irrestrito, distribuição e reprodução em qualquer meio, desde que o trabalho original seja devidamente citado.

 
 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...