A geomorfologia perante a ciência geográfica: algumas reflexões / Geomorphology in geographical science: some reflections
PDF

Como Citar

PEDROSA, A. de S. A geomorfologia perante a ciência geográfica: algumas reflexões / Geomorphology in geographical science: some reflections. Sociedade & Natureza, [S. l.], v. 26, n. 3, 2014. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/27749. Acesso em: 24 jun. 2022.

Resumo

O primeiro objectivo da Geografia é explorar e explicar o espaço geográfico. A ciência moderna necessita de um corpo teórico e não de uma obsessão de classificação, ou seja, existe a necessidade de um modelo epistemológico em que se defina teoricamente o seu objecto, trabalhe com conceitos e se estabeleça leis. Para que se compreenda a posição actual do geógrafo e, mais especificamente do geógrafo físico, é importante entender, como se processou evolução desta ciência e quais os conceitos fundamentais pelos quais ela se rege. Neste trabalho discute-se alguns problemas inerentes ao seu estatuto epistemológico pretendo-se contribuir para a compreensão de alguns conceitos e tendências evolutivas que estão na base da ciência geográfica e mais especificamente da Geografia Física. Pretende-se, igualmente, destacar a importância da Geomorfologia na formação de base de um geógrafo tendo como intenção provocar a reflexão e, ao mesmo tempo, suscitar uma tomada de consciência da relação que existe entre a formação teórica fundamental e a actividade prática futura dos geógrafos.
PDF

Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são licenciados sob Creative Commons Attribution (BY), que permite o uso irrestrito, distribuição e reprodução em qualquer meio, desde que o trabalho original seja devidamente citado.

 
 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...