A geomorfologia perante a ciência geográfica: algumas reflexões / Geomorphology in geographical science: some reflections
PDF (Português (Brasil))

How to Cite

PEDROSA, A. de S. A geomorfologia perante a ciência geográfica: algumas reflexões / Geomorphology in geographical science: some reflections. Sociedade & Natureza, [S. l.], v. 26, n. 3, 2014. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/27749. Acesso em: 21 feb. 2024.

Abstract

O primeiro objectivo da Geografia é explorar e explicar o espaço geográfico. A ciência moderna necessita de um corpo teórico e não de uma obsessão de classificação, ou seja, existe a necessidade de um modelo epistemológico em que se defina teoricamente o seu objecto, trabalhe com conceitos e se estabeleça leis. Para que se compreenda a posição actual do geógrafo e, mais especificamente do geógrafo físico, é importante entender, como se processou evolução desta ciência e quais os conceitos fundamentais pelos quais ela se rege. Neste trabalho discute-se alguns problemas inerentes ao seu estatuto epistemológico pretendo-se contribuir para a compreensão de alguns conceitos e tendências evolutivas que estão na base da ciência geográfica e mais especificamente da Geografia Física. Pretende-se, igualmente, destacar a importância da Geomorfologia na formação de base de um geógrafo tendo como intenção provocar a reflexão e, ao mesmo tempo, suscitar uma tomada de consciência da relação que existe entre a formação teórica fundamental e a actividade prática futura dos geógrafos.
PDF (Português (Brasil))

Authors hold the Copyright for articles published in this journal, and the journal holds the right for first publication. Because they appear in a public access journal, articles are licensed under Creative Commons Attribution (BY), which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...