áreas protegidas e ambientes urbanos:Novos significados e transformações associados ao fenômeno da urbanização extensiva / Protected Areas and Urban Environments: new meanings and changes associated with the phenomenon of extensive .......................
PDF

Palavras-chave

Áreas Protegidas
Urbanização Extensiva
Ordenamento Territorial.

Como Citar

SANCHO, A.; DEUS, J. A. S. de. áreas protegidas e ambientes urbanos:Novos significados e transformações associados ao fenômeno da urbanização extensiva / Protected Areas and Urban Environments: new meanings and changes associated with the phenomenon of extensive ....................... Sociedade & Natureza, [S. l.], v. 27, n. 2, 2015. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/27453. Acesso em: 21 maio. 2022.

Resumo

Este trabalho propõe-se a discutir a relação entre ações de proteção da natureza e ambientes urbanos. Postula-se que esse interrelacionamento não remete apenas à origem do movimento em prol da criação de espaços de conservação da natureza, mas interfere inclusive em sua constituição, principalmente em países como o Brasil, onde muitas dessas áreas foram implantadas nas proximidades de centros urbanos. Diante das novas configurações socioespaciais e organizacionais presenciadas nas metrópoles nas últimas décadas, chamamos a atenção para o fenômeno da urbanização extensiva, termo cunhado por Mont-Mór para interpretar o movimento de extensão das condições e modos de vida urbanos para além dos limites das metrópoles. O caráter unificador desse movimento e as pressões exercidas na fronteira tem sido responsáveis por ressignificar a relação rural e urbano, em sentido amplo, com desdobramentos diretos na dinâmica territorial de áreas protegidas localizadas na zona de abrangência de centros metropolitanos. Como resultado, percebe-se uma complexificação dos sentidos e significados atribuídos às áreas protegidas e o nascimento de inúmeros desafios aos propósitos de conservação da biodiversidade e promoção de desenvolvimento territorial.
PDF

Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são licenciados sob Creative Commons Attribution (BY), que permite o uso irrestrito, distribuição e reprodução em qualquer meio, desde que o trabalho original seja devidamente citado.

 
 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...