Avaliação da qualidade ambiental das praias da ilha de Itaparica, Baía de Todos os Santos, Bahia / Environmental quality of the beaches of the island of Itaparica, Todos os Santos Bay, Bahia
PDF

Palavras-chave

avaliação ambiental
balneabilidade
lixo marinho

Como Citar

SOUZA, J. L. de; SILVA, I. R. Avaliação da qualidade ambiental das praias da ilha de Itaparica, Baía de Todos os Santos, Bahia / Environmental quality of the beaches of the island of Itaparica, Todos os Santos Bay, Bahia. Sociedade & Natureza, [S. l.], v. 27, n. 3, 2016. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/27051. Acesso em: 28 maio. 2022.

Resumo

Considerando que a qualidade ambiental de uma praia representa um dos principais fatores para sua atratividade para fins recreacionais, o presente trabalho tem como objetivo principal avaliar a qualidade ambiental das praias mais frequentadas na ilha de Itaparica. Com essa finalidade, foram coletadas amostras de água, areia e de resíduos sólidos durante o verão (alta estação) e o inverno (baixa estação). As análises de Coliformes Termotolerantes e Totais nos dois períodos analisados caracterizam as praias de Ponta de Itaparica, Ponta de Areia, Mar Grande e Conceição como próprias para recreação de contato primário, enquanto a praia de Barra Grande foi enquadrada como própria somente no período de baixa estação. Já a análise destes parâmetros para a areia indicou que todas as praias, na alta estação, estavam próprias para atividades de contato primário, contudo, no período de baixa estação, apenas a praia de Barra Grande obteve um resultado satisfatório. Foi encontrada grande quantidade de lixo nas praias amostradas, especialmente na alta estação, com o predomínio dos plásticos dentre os itens coletados. Os resultados mostram que a deficiência de infraestrutura de saneamento ambiental e o uso desordenado do seu litoral são os principais responsáveis pelo comprometimento da qualidade ambiental das praias de ilha de Itaparica.
PDF

Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são licenciados sob Creative Commons Attribution (BY), que permite o uso irrestrito, distribuição e reprodução em qualquer meio, desde que o trabalho original seja devidamente citado.

 
 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...