Políticas públicas e internacionalização de empresas brasileiras / Public policy and internationalization of brazilian enterprises
PDF

Palavras-chave

Mundialização do capital
Estado
BNDES
empresas multinacionais
Brasil

Como Citar

SANTOS, L. B. Políticas públicas e internacionalização de empresas brasileiras / Public policy and internationalization of brazilian enterprises. Sociedade & Natureza, [S. l.], v. 27, n. 1, 2015. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/26949. Acesso em: 17 maio. 2022.

Resumo

A internacionalização produtiva é um processo fundamental para o fortalecimento das empresas e o aumento da competitividade dos países, em função dos seus impactos sobre os fluxos de comércio, tecnologia e divisas estrangeiras. As principais economias desenvolvidas foram pioneiras no apoio à internacionalização comercial e produtiva de suas empresas, com a criação de programas de financiamento, prospecção de mercados, seguros e garantias, missões comerciais. O objetivo subjacente a este texto é analisar, de um lado, o papel desempenhado pelo Estado brasileiro, direta e indiretamente, nos vários ciclos de internacionalização produtiva de empresas locais e, de outro lado, apresentar, detalhadamente, a atuação mais incisiva do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) na formação de "campeões nacionais" e na internacionalização produtiva durante os primeiros anos deste século. A principal conclusão é que o banco, ao apoiar grupos com atuação em indústrias intensivas em capital e recursos naturais, tem reforçado as especializações regressivas e o padrão tecnológico de adaptação.
PDF

Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são licenciados sob Creative Commons Attribution (BY), que permite o uso irrestrito, distribuição e reprodução em qualquer meio, desde que o trabalho original seja devidamente citado.

 
 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...