A ciência das ilhas e os estudos insulares: Breves reflexões sobre o contributo da geografia / The science of islands and the insular studies: Brief point of view about the importance of Geography
PDF

Palavras-chave

Ilhas
Ciência das Ilhas
Estudos Insulares
Geografia.

Como Citar

ESPÍNOLA, P.; CRAVIDÃO, F. A ciência das ilhas e os estudos insulares: Breves reflexões sobre o contributo da geografia / The science of islands and the insular studies: Brief point of view about the importance of Geography. Sociedade & Natureza, [S. l.], v. 26, n. 3, 2014. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/26107. Acesso em: 19 maio. 2022.

Resumo

Ao longo das últimas décadas tem-se verificado um aumento do interesse pelos estudos insulares, atraindo investigadores de diversas áreas disciplinares que em conjunto tem sido capazes de promover esta "nova" linha de investigação. Tendo em conta a perspetiva internacional o presente texto pretende dar a conhecer as principais tendências ao nível da investigação sobre os espaços insulares, com particular destaque para a nova "ciência das ilhas". Partindo de uma análise retrospetiva recente sobre a evolução dos estudos insulares, o objetivo principal deste artigo passa por compreender a relação entre a Geografia (bem como dos geógrafos) e as ilhas, realçando o tipo de contributo que a ciência geográfica tem prestado a este tipo de análise territorial. Esta investigação inscreve-se num trabalho mais vasto no âmbito do doutoramento em Geografia que estamos a realizar.
PDF

Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são licenciados sob Creative Commons Attribution (BY), que permite o uso irrestrito, distribuição e reprodução em qualquer meio, desde que o trabalho original seja devidamente citado.

 
 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...